Sesi Cultura leva música clássica para o interior do estado com orquestra só de mulheres

Ladies Ensemble fará quatro concertos didáticos e gratuitos, levando 20 instrumentistas para o contato com o público

Foto: Jair Ferreira

As apresentações da Ladies Ensemble,  primeira orquestra profissional do Brasil composta exclusivamente por mulheres, tiveram início em Apucarana, no dia 17. A turnê passou, ainda, por Cianorte, Umuarama e Terra Roxa.

No repertório, clássicos conhecidos pelo público, como o Concerto Primavera (Allegro) e Inverno (Presto), de Antonio Vivaldi; Suítes da Ópera Carmen, de Bizet/Giraud; obras brasileiras, como a Melodia Sentimental, de Heitor Villa-Lobos; e Romance Sem Palavras, de Bento Mussurunga.

Ao longo das apresentações houve interação com o público presente, contando um pouco da história dos compositores do repertório e o contexto da composição destas obras. Com 20 musicistas (corda, piano e percussão) no palco e a Maestrina Clara de Lanna, o concerto abordou a música clássica de forma didática e acessível.

Além deste repertório, a Ladies Ensemble também contou com músicas universais – a World Music – usando instrumentos orientais em solo. A instrumentista Myria Tokmaji tocou o Qanum, instrumento de origem persa. Myria é refugiada síria que foi naturalizada brasileira e terá a oportunidade de fazer um solo nestes concertos. Dar espaço para as musicistas, aliás, é uma característica da Ladies Ensemble. “Neste universo da música, os solistas são convidados de fora. Aqui, na Ladies Ensemble, empoderamos nossas musicistas e elas são nossas solistas”, conta a fundadora do grupo, Fabíola Bach Akel, que também toca viola nos concertos.

“Desde 2008, o Sesi Cultura atua em todo o Paraná, levando ações culturais e entretenimento para trabalhadores da indústria e para a comunidade. Com os concertos da Ladies Ensemble, oferecemos uma verdadeira sinfonia para a indústria paranaense, em um espetáculo inspirador, que ressalta principalmente o talento e a perseverança das mulheres, já que esta é a primeira orquestra totalmente feminina do país”, diz o presidente do Sistema Fiep, Carlos Valter Martins Pedro.

“Ao promover a circulação deste espetáculo didático no interior do Estado, o Sesi Cultura Paraná pretende despertar o interesse dos profissionais da indústria e seus familiares para a arte, agregando mais sensibilidade e criatividade para a formação deste público, tendo a música como vetor”, diz a gerente de cultura do Sistema Fiep, Anna Paula Zétola.

Do ponto de vista do público, quem for ao concerto da Ladies Ensemble pode esperar um espetáculo diferente e enriquecedor. “O encontro das Ladies com o público do interior é sempre uma troca muito interessante. Ao retomar o convívio cultural dentro de uma casa de cultura, oferecemos ao público o descobrimento de algo inédito e especial”, diz Fabíola Akel.

A Ladies Ensemble atua desde 2009 e promove encontro de musicistas de diferentes idades, vertentes, influências e inspirações. Ela abre espaço para as mulheres como protagonistas em orquestras, cujo universo não possui presença feminina considerável, especialmente em posições de liderança. A Orquestra conta hoje com 20 instrumentistas profissionais, um curso permanente de formação em regência para mulheres e sede própria, no Auditório Regina Casillo, no novo endereço do Solar do Rosário em Curitiba.

 

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR