

Encerrando a Semana Pedagógica Integrada do Sistema Fiep, Béia Carvalho, futurista e publicitária premiada com 4 leões em Cannes, provocou os docentes para uma reflexão sobre o futuro e o papel do ser humano diante de um mundo em constante transformação. Para ela, o futuro acontece agora em um mundo que vive as experiências e as possibilidades.
“Precisamos nos educar para um mundo Lab e de experiências. O futuro é um laboratório. Quem experiencia já está vivendo o futuro”, destacou. “O futuro é para quem abandona as velhas certezas para criar e transformar pessoas e negócios”, acrescentou a publicitária.
Béia acredita que vivemos em um mundo que ela denomina pivotal, de experimentações para saber o que funciona e o que deve ser transformado para dar certo. “O futuro tem a pegada da experimentação e nos atropela todos os dias. Estamos vivendo a transformação e só quem se transforma sabe transformar as pessoas”, disse ela aos educadores.
A futurista também trouxe o contexto da pandemia e provocou professores e docentes a pensarem sobre o mundo pós-pandemia. “Temos que pensar se nossas certezas de hoje ainda vão funcionar em um mundo pós-pandêmico. O século 21 é o século mais complexo que a humanidade já viveu e estamos vivendo agora a terceira década mais complexa do século 21, que se abre com a pandemia e se caracteriza por mudanças em velocidade exponencial.”, disse ela. “As coisas se movem de maneira absurda, por isso precisamos nos transformar. Quanto mais a gente aprende e se transforma, mais somos ejetados para o futuro”, acrescentou.
O uso das tecnologias, o futuro do trabalho e a revoluções humanas também foram temas abordados pela publicitária premiada com 4 leões em Cannes durante a palestra de encerramento da semana pedagógica. “Estamos vivendo na sociedade digital e precisamos construir novos diálogos para essa sociedade do século 21. Devemos fazer junto com o outro, nos desapegando do passado. Precisamos nos reconfigurar a cada dia”, disse ela.
Béia também provocou os professores a pensarem sobre o seu próprio papel enquanto educadores nesse mundo em constante transformação. “É apenas com a educação que conseguimos entrar nesse mundo em constante transformação, por isso, precisamos nos transformar para podermos transformar os outros”, afirmou. “Os professores precisam ensinar como desfrutar todo o poder da humanidade. As crianças nos dão várias pistas do que devemos aprender para termos um mundo abundante no futuro”, acrescentou.
Fechando a conversa, a futurista também falou sobre o novo mundo do trabalho e as tecnologias. “O futuro tem muito trabalho para quem busca o novo e quer se transformar. Precisamos reconfigurar as tecnologias. O futuro do trabalho e o trabalho em rede estão conectados com a transformação humana”, comentou. “Precisamos entender as nossas possibilidades e as possibilidades das máquinas, para esse mundo em experimentação. Precisamos entender os benefícios e os malefícios da inteligência artificial e agir para que as possibilidades do futuro se tornem realidade, para que todo mundo tenha o que aprender e ensinar”, finalizou Béia.
Ao todo, 1.190 docentes participam da Semana Pedagógica Integrada do Sistema Fiep, que acontece de 24 a 28 de janeiro de maneira híbrida, intercalando palestras online e atividades presenciais nas mais de 40 unidades Sesi, Senai e IEL estrategicamente distribuídas no estado.
“Tivemos a participação ativa das nossas unidades de educação básica, técnica e superior, além da apresentação de cases e palestras que foram importantes para o nosso desenvolvimento e reflexões sobre nossas práticas”, disse Jacielle Feltrin Vila Verde Ribeiro, Gerente de Educação e Negócio do Sistema Fiep, durante o evento de encerramento. “Recebemos as diretrizes para o nosso ano e agora as nossas unidades seguem para receber nossos alunos e alcançar os objetivos propostos ao longo do ano”, acrescentou.
A abertura da semana pedagógica contou com palestra exclusiva de Jorge Coutinho, especialista em coaching e desenvolvimento Humano, falando sobre Autoconhecimento e Autodesenvolvimento. Camila Karino, doutora em avaliação pela Universidade de Brasília (UNB) e ex-coordenadora geral do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INPE), também participou do evento falando sobre o Novo Ensino Médio. O tema da Transformação Digital na Educação também foi trabalhado com os professores e docentes por meio de palestra exclusiva com Conrado Schlochauer, empreendedor, ativista da aprendizagem e autor do bestseller Lifelong learners: o poder do aprendizado contínuo. E encerrando a semana, a futurista Béia Carvalho provocou reflexões sobre o futuro, as relações humanas e a educação.