
Dois mil e vinte e um foi atípico, o que exigiu rápidas adaptações nas ofertas de diferentes serviços. Atento às demandas das indústrias de diferentes portes e setores, o Sesi Paraná respondeu com agilidade às novas e urgentes necessidades para que as indústrias pudessem continuar as suas atividades com segurança.
A área de Segurança e Saúde trabalhou para cuidar de quem não podia parar de produzir, dando assim, suporte a todo o setor industrial. Durante a pandemia, foram criadas 14 cartilhas com instruções relevantes, como orientação para o retorno em diferentes setores, às mudanças no PGR que passam a vigorar em janeiro de 2022.
Em 2021, na Campanha de Vacinação Contra a Gripe, cerca 166 mil trabalhadores e seus dependentes de mais de 2 mil empresas foram atendidos. Além disso, mais de 10 mil testes de covid foram aplicados. A testagem faz parte do programa de Prevenção e Orientação à Covid-19, assim como a Central de Saúde e Central de Informações, que somaram em torno de 700 atendimentos via WhatsApp. Também foram executados quase 200 mil programas em Segurança e Saúde do Trabalho, cerca de 133 mil exames ocupacionais e somados mais de 20 mil usuários do Cartão Sesi Viva+.
Destaque para as lives do Troféu GPTW, que trouxeram temas referentes às boas práticas de saúde, bem-estar e segurança nas empresas à discussão, além do lançamento do programa Ginástica na Empresa, um modelo customizado às necessidades de cada indústria.
“As ações de Segurança e Saúde do Sesi visam eliminar os riscos ocupacionais por meio da prevenção e da gestão de informações para decisões mais assertivas”, afirma Juliana Cipriani, coordenadora de Saúde e segurança do Sesi Paraná. “Desta forma, a instituição apoia a indústria promovendo ações na redução e eliminação dos riscos antecipando e prevendo pontos de atenção.”
Na área de Projetos Institucionais, quando o assunto é Saúde, o Sesi Paraná realizou exames preventivos de detecção de câncer de mama, próstata e pele em todo o Paraná por meio das unidades móveis do Cuide-se+. Nessas unidades, que possuem estrutura de consultórios e equipamentos de alta qualidade e contam com equipe técnica especializada, o trabalhador da indústria realiza os exames e recebe orientações para a prevenção da doença, sem precisar sair da empresa.
Falando em Educação, o Sesi lançou o Programa de Inclusão de Jovens Negras e Negros no Mundo do Trabalho. O objetivo é assegurar direitos fundamentais, a diversidade e igualdade de acesso à educação e ao trabalho digno, por meio da educação profissional e inserção no mundo do trabalho como jovem aprendiz.
No início de dezembro, o programa ViraVida, também voltado a jovens de 15 a 21 anos em situação de vulnerabilidade social, levou o terceiro lugar no Prêmio FORTIS Paraná 2021, que valoriza boas práticas de prevenção e combate a crimes e violências contra crianças e adolescentes no estado do Paraná.
“Iniciativas como o Programa ViraVida e Inclusão de Jovens Negros e Negras no Mundo do Trabalho reforçam o nosso papel social do Sesi e do Senai para o desenvolvimento da indústria paranaense, por meio da qualificação profissional, gerando oportunidades de crescimento e desenvolvimento para todos e todas em nosso estado”, afirma Maria Cristhina. “Além de reforçar o engajamento das instituições com o ODS 4, que é sobre educação inclusiva e equitativa de qualidade”, completa.
Falando em Objetivo de Desenvolvimento Sustentável, foram diversas ações, como o Circuito de Murais Muchas Minas, do Sesi Cultura, em Curitiba, para o qual foram pintados cinco murais inspirados nos ODS. Mas, o destaque fica para o Congresso Sesi ODS, que em sua 6ª edição, levou programação intensa aos participantes, além de reconhecer as boas práticas corporativas relacionadas aos ODS – foram 350 projetos e mais de mil pessoas inscritas.
Para saber mais acesse sesipr.com.br