Inscrições para o ViraVida vão até 07 de janeiro

Programa, que acaba de levar o Prêmio FORTIS Paraná 2021, é voltado para jovens em situação de vulnerabilidade social

O programa ViraVida, parte do eixo Programas Sociais da gratuidade do Sistema Fiep, está com as inscrições abertas para processo seletivo em Curitiba. Voltado a jovens de 15 a 21 anos em situação de vulnerabilidade social, visa assegurar direitos fundamentais, a diversidade e igualdade de acesso à educação e ao trabalho digno, por meio da educação profissional e inserção no mundo do trabalho como jovem aprendiz. Por meio dessa oportunidade, entre os anos 2010 e 2021, mais de 1300 jovens paranaenses tiveram suas vidas transformadas.

Nesta semana, o programa levou o terceiro lugar no Prêmio FORTIS Paraná 2021, que valoriza boas práticas de prevenção e combate a crimes e violências contra crianças e adolescentes no estado do Paraná.

Durante o desenvolvimento do programa, os educandos contam com uma equipe composta por pedagogos, psicólogos e educadores que apoiam o desenvolvimento dos participantes. As atividades são de quatro horas diárias, com temas que vão de desenvolvimento humano, ética e cidadania, educação continuada, informática, preparação para o mercado de trabalho, empreendedorismo, lazer e cultura, por meio de metodologia participativa, que valoriza as experiências do grupo e aguça a capacidade de pensar, criar e desenvolver a assertividade e seu projeto de vida.

Os participantes do programa recebem vale-transporte e lanche nos dias dos encontros presenciais, camiseta, material didático, acesso à Plataforma Virtual de Aprendizagem, chip de internet, certificação e possibilidade de encaminhamento ao mercado de trabalho como Aprendiz. Além disso, passam pelo Protocolo de Biossegurança do Sistema Fiep.

“Iniciativas como o Programa ViraVida reforçam o papel social do Sesi Paraná para o desenvolvimento da indústria paranaense, por meio da qualificação profissional, gerando oportunidades de crescimento e desenvolvimento para todos e todas em nosso estado”, afirma Maria Cristhina. “Além de reforçar o engajamento das instituições com o ODS 4, que é sobre educação inclusiva e equitativa de qualidade”, finaliza.

Em Curitiba, as inscrições podem ser feitas nos CRAS e CREAS mais próximos da residência até dia 07 de janeiro de 2022 ou pelo link. O resultado sai em 03 de março de 2022 e as matrículas ocorrem de 14 a 25 de março. O curso tem duração de 5 meses, com início dia 25 de abril e término 23 de setembro de 2022.

Todas as informações estão em sistemafiep.org.br/gratuidade.

 

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR