
O Sistema Fiep tem desde 2004 em prol do desenvolvimento sustentável, apoiando as empresas do Paraná em suas jornadas de sustentabilidade. Suas soluções empresariais, capacitações, consultorias e ações institucionais em parceria com as agências da Organização das Nações Unidas (ONU) ajudam a colocar o Paraná como segundo estado com mais signatários do Pacto Global.
Dessa forma, foi natural que a Rede Brasil do Pacto Global lançasse, em parceria com o Sistema Fiep, em dezembro de 2020, o HUB ODS Paraná. A iniciativa, inédita no mundo, tem como objetivo acelerar, por meio de parcerias regionais, a busca pelo cumprimento da Agenda 2030 e seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Com os HUB ODS, a Rede Brasil do Pacto Global busca ampliar ainda mais a sua rede, que em 2020 passou dos mil membros, e regionalizar o trabalho, entendendo melhor as necessidades de cada parte do país. Neste primeiro ano, o HUB paranaense tem 105 representantes de 88 empresas/organizações, sendo o HUB com o maior número de participantes. Das seis novas adesões ao Pacto neste ano, duas são paranaenses.
“Neste primeiro ano o HUB ODS Paraná proporcionou um maior envolvimento de indústrias e demais organizações na execução de estratégias para internalizar os princípios e compromissos para o desenvolvimento sustentável nos processos de negócio”, afirma Maria Cristhina Rocha, gerente executiva de Projetos Institucionais do Sistema Fiep. “O HUB possibilitou que diversas instituições, não só empresas, pudessem conhecer a atuação do Pacto Global e ter acesso a ferramentas, ampliação da rede de relacionamento, participação em projetos e reconhecimento das iniciativas positivas e aprendizado com as boas práticas”, completa.
As parcerias regionais têm apoio operacional do Pacto Global, que já tem mais de 20 anos de experiência em sustentabilidade corporativa, e os membros do HUB ODS tem acesso a programas, treinamentos, capacitações e eventos. O planejamento das ações do HUB para o ano de 2022 foi realizada de forma colaborativa, com a participação das instituições que compõem a rede, concentrando-se em três pilares: ODS como Orientadores Estratégicos, Comunicação e Divulgação e Engajamento.
“Acredito que o HUB ODS é um espaço para reunir quem deseja gerar impacto na cultura e economia local por meio do estreitamento de parcerias, pautado pelo senso colaborativo com foco no bem comum e inspirado nas boas práticas compartilhadas para adoção dos ODS como orientadores estratégicos”, diz Maria Cristhina. “A cada ano, teremos a participação de mais instituições que realizam ações que transformam a sociedade e, assim, manteremos o compromisso de fortalecer essa rede de instituições paranaenses engajadas em promover o desenvolvimento sustentável”, finaliza.
Interessamos podem entrar em contato pelos e-mails hubods@pactoglobal.org.br