Congresso Sesi ODS termina 6ª edição com intensa programação

Foram oficinas, simpósio, painel, Mostra de Projetos e entrega de prêmios em prol da Agenda 2030

“Somos o 4º produtor industrial do Brasil, o 2º maior polo automotivo do país e a indústria não pode ter desenvolvimento que não seja sustentável. A indústria está inserida na sociedade como ativo primordial para o desenvolvimento e para a sustentabilidade do planeta. Quero hipotecar todo o apoio do Sistema Indústria, por meio do Sesi, aos ODS, que nós consigamos chegar a 2030 com essas metas alcançadas, comunicadas e integradas. Da parte da indústria, faremos todo empenho, porque trata-se do nosso futuro.”

Foi assim que Carlos Valter Martins Pedro, presidente do Sistema Fiep, abriu a cerimônia da 6ª edição do Congresso ODS. Foram dois dias de evento (24 e 25 de novembro), com programação intensa que reconheceu as boas práticas corporativas relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), além de promover o debate sobre como indústrias e outras empresas podem contribuir para atingir as metas até 2030.

O público participou de oficinas, do Simpósio das Faculdades da Indústria, painel sobre Educação como agente potencializador dos ODS, mostra de projetos e da solenidade de entrega de premiações. Transmitida pelo Canal da Indústria e apresentada pela jornalista Daiane Fardin, contou com as falas de Rui Brandt, diretor geral do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), Keli Guimarães, vice-presidente do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico Social (CEDES-PR), Carlo Pereira, diretor executivo da Rede Brasil do Pacto Global, Maria Silvia Bacila, secretária municipal de Educação, e do senador Flávio Arns. Até agora, já foram quase 2 mil visualizações do evento.

Nele, também foram entregues o Prêmio Sesi Indústria Parceira da Educação às indústrias que incentivaram o acesso e oportunizam que trabalhadores das indústrias, dependentes e a comunidade terminassem os estudos na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e ingressassem em um curso de qualificação profissional; o Sesi Peça por Peça, que reconheceu iniciativas que favorecem a transformação do ambiente escolar para alcance do ODS 04 – Educação de Qualidade, para culminar com a revelação dos vencedores do Selo Sesi ODS e Prêmio Sesi ODS, que valorizam e divulgam o trabalho em prol dos ODS realizados por indústrias, empresas e instituições de ensino, públicas e do terceiro setor.

Rosane Aparecida Alexandre, gerente de gestão de pessoas da Romagnole, indústria que levou o Prêmio Sesi Indústria Parceira de Educação na categoria médio porte, conta que, desde 2012, aproximadamente 600 pessoas foram matriculadas na EJA, entre colaboradores e comunidade. “Em todos esses anos temos aprimorado nossas práticas para valorização dos nossos colaboradores, dando luz ao desenvolvimento pessoal e profissional. Termos o selo é uma referência de que estamos no caminho certo e credita ainda maior motivação a todos os envolvidos que aqui trabalham e constroem suas histórias”, fala.

Maria Cristhina de Souza Rocha, gerente executiva de Projetos Institucionais do Sistema Fiep, fechou o evento chamando a atenção para o aumento do engajamento de todos os setores da sociedade a cada edição. “Esse ano, tivemos 350 projetos e mais de mil pessoas inscritas e isso não é trivial. E afirmo que vamos conseguir deixar um legado, que é o compromisso com o amanhã.”

Confira a gravação do evento, bem como o painel de educação no Canal da Indústria.

Para conferir todos os ganhadores clique aqui.

 

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR