Integração entre setores público e privado foi destaque na missão paranaense a Dubai

Nesta terça-feira (9), o Sistema Fiep sediou um evento de balanço das atividades da comitiva que promoveu o Estado nos Emirados Árabes, em outubro

Evento teve a participação do presidente do Sistema Fiep (Foto: Gelson Bampi)

O Sistema Fiep sediou, nesta terça-feira (9), um evento de balanço da missão paranaense a Dubai, realizada em outubro, que apresentou o potencial do Estado a investidores estrangeiros. Além da abertura de novas oportunidades de negócios para empresas paranaenses, que já estão sendo concretizadas, foi destacada a grande integração que a missão proporcionou entre integrantes do governo estadual, prefeituras, companhias estatais e empresários de diversos setores econômicos.

A comitiva esteve nos Emirados Árabes Unidos para a acompanhar a programação dedicada ao Paraná na Expo Dubai 2020. O Estado foi o primeiro a ser apresentado no pavilhão do Brasil nessa que é a maior e mais antiga exposição global. Reunindo 191 países. o evento deve receber mais de 25 milhões de visitantes em seus seis meses de duração.

Em paralelo à participação na Expo Dubai, também foram realizados encontros de negócios e relacionamento com empresários e investidores estrangeiros. O principal evento foi o Paraná Business Experience, que apresentou as potencialidades de diferentes segmentos da economia paranaense. Além disso, foram realizadas ainda reuniões com câmaras de comércio de países árabes e assinados termos de cooperação para estreitar as relações comerciais. No total, foram 32 agendas oficiais de negócios, totalizando mais de 70 horas de reuniões.

O presidente do Sistema Fiep, Carlos Valter Martins Pedro, que participou da comitiva e esteve presente no evento desta terça, destacou que, além da exposição internacional do Paraná e de suas empresas no exterior, a missão possibilitou uma grande integração entre os setores público e privado. “A decisão estratégica de o Paraná ter sido o primeiro a ocupar o pavilhão do Brasil foi importante e já tem mostrado resultados”, disse. “Mas o principal foi a integração entre o governo, os secretários e empresas estatais junto com entidades e um grande volume de empresários que estava lá, além das cooperativas e dos prefeitos. É uma integração entre nós que nunca aconteceu, tanto que surgiu a proposta para que fizéssemos um evento similar aqui no Paraná”, completou.

Essa integração também foi destacada pelo industrial Odacir Antonelli, de Guarapuava, que também participou da missão junto com um grupo de aproximadamente 40 empresários do município. “Obtivemos um grande ativo com a participação nessa missão. Houve uma interação entre as empresas brasileiras também que foi altamente positiva”, disse. Antonelli também ressaltou que o Paraná tem potencial para atender muitas das necessidades dos países estrangeiros. “O mundo está pedindo água potável, energia e comida. O Paraná tem tudo para atender o mundo nessas três variantes”, afirmou.

Eduardo Bekin, diretor-presidente da Invest Paraná, agência de promoção comercial do Estado que organizou a missão, ressaltou os resultados que já vem sendo observados. Entre eles, a realização de negócios entre empresas paranaenses e de países árabes, além da prospecção de investidores que pretendem desenvolver projetos no Paraná em diversas áreas. “Isso mostra que tivemos muita assertividade e a marca Paraná é uma coisa que fica desta missão”, disse.

Além de vários outros integrantes da comitiva, também participaram do evento desta terça o diretor de Desenvolvimento Econômico e Relações Internacionais e Institucionais da Invest Paraná, Giancarlo Rocco e o diretor de Relações Internacionais da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), Rui Lemes, que representou o vice-governador e presidente da entidade, Darci Piana.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR