Boas Práticas para a Gestão Escolar

Iniciativas voltadas à educação profissional do Senai Paraná são reconhecidas como exemplos que integram inovação, digitalização e sustentabilidade   Por disseminar boas práticas que visam melhorar a eficiência operacional e a qualidade educacional, bem como a possibilidade de maior alinhamento entre as ações de educação profissional e as demandas da indústria para atendimento ao mercado, o Senai Paraná foi escolhido como instituição empregadora de Boas Práticas para […]

As ações reconhecidas foram realizadas pelo Senai Paraná em Palmas, Londrina e Maringá. (imagem ilustrativa, registrada antes da pandemia – crédito da foto: Gelson Bampi)

Iniciativas voltadas à educação profissional do Senai Paraná são reconhecidas como exemplos que integram inovação, digitalização e sustentabilidade 

 Por disseminar boas práticas que visam melhorar a eficiência operacional e a qualidade educacional, bem como a possibilidade de maior alinhamento entre as ações de educação profissional e as demandas da indústria para atendimento ao mercado, o Senai Paraná foi escolhido como instituição empregadora de Boas Práticas para a Gestão Escolar. 

O reconhecimento, realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Departamento Nacional, a partir do edital “boas práticas exitosas com resultados (integrais e/ou parciais) nos anos de 2020 e 2021, voltadas à Gestão das Escolas SENAI”, mostrando que, mesmo em tempos de pandemia, é possível realizar iniciativas que colaboram para melhorar os indicadores de desempenho e resultado com foco no desenvolvimento dos pilares de inovação, digitalização e sustentabilidade. 

O Senai Paraná foi o segundo Departamento Regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial em número total de projetos submetidos, contabilizando dez iniciativas inscritas. Concorrendo com 42 projetos enviados por 13 Departamentos Regionais pelo País, o Paraná foi o único estado com três iniciativas reconhecidas como exemplos de boas práticas voltadas à gestão escolar. 

Entre as iniciativas premiadas estão o projeto “Ações Móveis de Aperfeiçoamento Profissional em Unidades Móveis – Projeto Cidade do Conhecimento”, do Senai Paraná em Palmas. O maior programa de Unidades Móveis já realizado pelo Sesi e Senai no Brasil para capacitar, ao mesmo tempo, mais de 700 pessoas em várias áreas do conhecimento industrial. 

“É uma satisfação termos as nossas práticas reconhecidas como referência para reflexão e aplicação em outras Escolas Senai pelo Brasil. Nosso compromisso é com a indústria e ficamos honrados com este reconhecimento. Isto mostra que estamos no caminho certo, formando profissionais competentes e bem preparados, alinhados ao que o mercado e as indústrias instaladas no Paraná buscam ao contratar profissionais formados Senai”, comenta Valdemar Augusto De Souza, gerente da unidade de Palmas. 

As outras duas iniciativas reconhecidas são: “Elaboração e Implantação de Plano de Retomada às Aulas Presenciais – Faculdades da Indústria”, realizada pelo Senai Paraná em Londrina, e o projeto “O emprego de vídeos de curta duração como estratégia de negócio para o curso Técnico em Edificações”, realizado pelo Senai em Maringá. 

A iniciativa “Boas Práticas para a Gestão Escolar” faz parte das ações do Senai Nacional com vistas à melhoria dos resultados nacionais para que a instituição possa contribuir ainda mais para o futuro do trabalho, ajudar o país na condução e superação da pandemia, especialmente, no que se refere à formação de novas gerações. 

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR