O esquenta para o Enem 2021 já começou
Redação pode ser o grande diferencial na nota final da prova. Em novembro, mais de 3 milhões de estudantes em todo o Brasil farão a prova do Enem 2021, disputando as melhores notas e as melhores vagas em diversas universidades públicas e privadas do país. Tendo o conteúdo da prova dividido nas quatro grandes áreas do conhecimento, os candidatos ainda devem estar atentos […]


Redação pode ser o grande diferencial na nota final da prova.
Em novembro, mais de 3 milhões de estudantes em todo o Brasil farão a prova do Enem 2021, disputando as melhores notas e as melhores vagas em diversas universidades públicas e privadas do país. Tendo o conteúdo da prova dividido nas quatro grandes áreas do conhecimento, os candidatos ainda devem estar atentos à Redação. Única parte subjetiva e que pode fazer toda a diferença na somatória final do exame.
Em 2020, o tema da Redação foi o estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira, assunto considerado por diversos educadores brasileiros pertinente e adequado para o momento. Para o ENEM 2021, professores de língua portuguesa e produção de texto em todo o Brasil já arriscam seus palpites. “Mesmo sendo mantido à sete chaves, arriscamos dizer que temas relacionados à preservação do meio ambiente, inclusão digital e saúde pública estão no radar do INEP”, diz o mestre em estudos linguísticos e professor de língua portuguesa e produção textual do Colégio Sesi da Indústria – unidade CIC, em Curitiba, Dieison Alexandre Faria de Jesus.
O professor Dieison explica ainda que algumas práticas são incutidas na rotina de estudos dos alunos para Redação, com objetivo de possibilitar um bom desempenho na prova. “Reforçamos a necessidade e a importância do hábito da leitura. Informar-se por meio de periódicos variados desde jornais, telejornais, redes sociais, livros literários e não literários e, mais recentemente, podcasts, faz muita diferença no desenvolvimento do repertório e, consequentemente, um bom resultado na prova”.
Outro ponto apontado pelo professor de produção textual é a capacidade de realizar uma leitura crítica em relação ao tema proposto. “A partir do acesso à informação, desenvolvemos nos alunos a capacidade de leitura crítica. É fundamental que o estudante consiga distinguir o que é um fato daquilo que é uma opinião. Sempre indicamos pesquisas científicas como meio de comprovação de teses. Isso torna o estudante mais exigente quanto a qualidade dos argumentos”, comenta o professor, que também reforço a importância do exercício da escrita ao longo do ano, alinhado ao gênero textual cobrado no ENEM. “Além de todo esse processo de informação e filtragem das informações, nossos alunos são instigados a escrever sobre os mais variados temas sociais, já que as provas de redação do ENEM sempre abordam temas sociais. Como o gênero textual cobrado no ENEM é o dissertativo-argumentativo, focamos com os alunos a escrita deste tipo de texto e suas nuances ao longo do ano visando um bom desempenho na Redação, única parte subjetiva do exame e que pode fazer toda a diferença na somatória de pontos para o resultado final”, explica.
Aulas específicas para produção textual, incluindo simulados, correções de acordo com os critérios dos principais vestibulares e ENEM, além de aulas em ambiente virtual de aprendizagem e resolução de exercícios em sala estão entre as ações do Colégio para preparar os seus alunos para a prova.
“Estou estudando os conteúdos mais cobrados no ENEM e os possíveis temas de redação desse ano, usando como base modelos de redação nota mil ou similares”, explica Matheus Henrique de Souza Medeiros, hoje aluno da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Sesi da Indústria CIC, em Curitiba que, em 2020, realizou a prova como treineiro.
Enquanto a média geral para as redações ficou em 588 pontos, Matheus obteve 800 pontos na Redação, ficando à frente de candidatos que já concluíram o Ensino Médio. “Fiz o Enem como treineiro para ter alguma experiência e não ser pego de surpresa no momento do exame definitivo. A prova como um todo é bastante demorada e cansativa e o tema da redação é sempre imprevisível. No entanto, tendo feito a prova ano passado me deixou mais seguro para encarar o teste decisivo este ano”, comenta Matheus.
“A prática como treineiro permite ao aluno ter a percepção de como funciona esse tipo de avaliação, podendo, inclusive, administrar seu tempo enquanto realiza a prova, compreendendo o nível de cansaço esperado, além de mensurar a complexidade dos conteúdos e suas nuances”, explica a Orientadora Pedagógica da Unidade, Greice Kelli Penkal de Souza.
Aulão de Véspera:
O Colégio Sesi da Indústria também pretende realizar Aulão de Véspera, com últimos lembretes e dicas para o ENEM 2021. A confirmação da atividade que poderá ser realizada de maneira híbrida (presencial conectado), vai depender do status e bandeira sanitária vigente para a pandemia.
Redação será realizada no primeiro dia do Exame:
A prova de Redação está prevista para o primeiro dia do Exame, marcado para o domingo, 21 de novembro. A banca avaliadora da Redação do Enem cobra que o candidato apresente uma opinião a respeito do tema proposto, apoiada em argumentos consistentes. Além disso, o participante também deve apresentar, no desenvolvimento do texto, uma proposta de intervenção social para o problema. Ao todo, são avaliadas cinco competências, cada uma delas valendo 200 pontos. O candidato deve demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa; compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa; selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista; demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação; e elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Além da Redação, os candidatos também terão que responder questões envolvendo as disciplinas de Ciências Humanas e Suas Tecnologias, e Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias. No domingo seguinte, 28 de novembro, será a vez da Matemática, Códigos e Suas Tecnologias, e Ciências da Natureza e Suas Tecnologias. No primeiro dia, 21/11, as provas serão realizadas das 13h30 às 19h e, no segundo dia, 28/11, das 13h30 às 18h30. Cada disciplina possui 45 questões.
Como a Nota do ENEM é utilizada:
Os candidatos podem utilizar a nota do ENEM como requisito para bolsa integral ou parcial do Programa Universidade Para Todos (Prouni), Sistema de Seleção Unificada (Sisu), além de Financiamento Estudantil (Fies). Além disso, se a pontuação for igual ou superior a 450 pontos e não tiver zerado a redação, o candidato pode utilizar a nota como passaporte de entrada em faculdades privadas que adotem a nota do Enem como critério de seleção.