A educação na escola forma cidadãos para o mundo

Metodologia brasileira, conhecida como Oficinas de Aprendizagem, faz a diferença na formação dos alunos do Colégio Sesi da Indústria e Colégio Sesi Internacional Reunir os alunos em mesas redondas, formando equipes para solucionar os desafios propostos pelo professor, estimulando a postura investigativa e, principalmente, promovendo a transdisciplinaridade na educação. Essa é a metodologia utilizada no […]

Metodologia brasileira, conhecida como Oficinas de Aprendizagem, faz a diferença na formação dos alunos do Colégio Sesi da Indústria e Colégio Sesi Internacional

Reunir os alunos em mesas redondas, formando equipes para solucionar os desafios propostos pelo professor, estimulando a postura investigativa e, principalmente, promovendo a transdisciplinaridade na educação. Essa é a metodologia utilizada no Colégio Sesi da Indústria.

Em 2011, por meio desta metodologia, o Colégio Sesi da Indústria tornou-se a primeira instituição de ensino brasileira reconhecida com o prêmio Hermès de l’innovation, concedido pelo Instituto Europeu de Inovação e Estratégias Criativas, na França. Na ocasião, o prêmio foi entregue por Marc Giget, um dos maiores especialistas do mundo na área da inovação, à professora Márcia Rigon, que desenvolveu a metodologia de ensino aplicada no Colégio Sesi da Indústria e que foi considerada, na ocasião da premiação, uma das experiências educacionais mais inovadoras do mundo.

O método, segundo sua idealizadora, prepara cidadãos e profissionais pró-ativos, mais conscientes de suas responsabilidades e mais empreendedores no sentido da inovação, da criatividade e da iniciativa própria. “Nas equipes, os alunos trabalham juntos, com metas e objetivos comuns. Um dos benefícios deste processo é o aprendizado da negociação, que eles levarão para a vida”, dizia Márcia.

Aulas em laboratório integram a rotina de estudos dos alunos nos Colégios Sesi da Indústria e Colégios Sesi Internacional (crédito da foto: Mariana Fachini)

Neste sentido, as soft skills, habilidades comportamentais ou competências subjetivas como, resiliência, empatia, colaboração, comunicação e relacionamento interpessoal, essenciais para o mundo do trabalho e para a vida, são estimuladas e desenvolvidas. “Estas habilidades garantem que, no ambiente de trabalho, o profissional estará preparado para lidar com situações adversas, conflitos, metas, desafios e resultados”, comenta Jacielle Feltrin, Gerente de Educação e Negócios do Sistema Fiep.

A autonomia e o desenvolvendo de habilidades para expressar, com mais facilidade, ideias de maneira criativa e dinâmica, também são desenvolvidas e estimuladas a partir da metodologia “Oficinas de Aprendizagem” que, além de avaliações individuais, também promove as avaliações em equipe. Ou seja, os alunos são incentivados a ter mais autonomia em relação aos seus estudos, fazendo com que se tornem mais comprometidos com a própria aprendizagem. “Uma formação integral, que contempla aspectos científicos, tecnológicos, socioculturais e emocionais, é o caminho para a formação de indivíduos capazes de se posicionar, contribuir e transformar a realidade em que vivem”, finaliza Jacielle.

Matrículas Abertas:

As unidades do Colégio Sesi da Indústria e Colégio Sesi Internacional em todo o Paraná estão com matrículas abertas para o ano letivo de 2022, de acordo com a oferta de ensino em cada unidade. Todas as informações estão disponíveis nos sites: www.sesipr.org.br/colegiosesi e www.sesipr.org.br/colegiosesi/internacional.

Educação e Cooperativismo no Colégio Sesi da Indústria:

O Sistema OCEPAR, por meio do Sescoop/PR e o Sistema Fiep, por meio do Colégio Sesi da Indústria, lançam o “Programa de Apoio ao Ensino Médio Sesi/Sescoop”, para filhos de funcionários de cooperativas e filhos de cooperados. Por meio da parceria, o Sescoop/PR apoiará até 75% do valor das mensalidades para que alunos filhos do público beneficiário possam cursar, em qualquer uma das unidades do Colégio Sesi da Indústria nos municípios de Umuarama, Cascavel, Ampére, Capanema, Francisco Beltrão, Pato Branco, Campo Mourão, Maringá, Arapongas, Telêmaco Borba, Ponta Grossa, Irati, União da Vitória, Campo Largo e Rio Negro, o Ensino Médio concomitante ao Curso Técnico em Cooperativismo, com carga horário de 1200 horas complementares aos três anos do Ensino Médio, já de acordo com a nova proposta de currículo para esta etapa escolar, que entra em vigor a partir de janeiro de 2022 em todo o território nacional.

“Percebemos na nova Lei do Ensino Médio uma grande oportunidade de levarmos o ensino e a educação cooperativista para as escolas. As cooperativas buscam, cada vez mais, profissionais que entendam sobre o tema do cooperativismo e que estejam habilitados para trabalhar com esta questão. Por isso criamos, juntamente com o Colégio Sesi da Indústria, o Programa de Apoio ao Ensino Médio Sesi/Sescoop, para atender os filhos dos funcionários das cooperativas registradas no Sistema Ocepar”, explica a Gerente de Desenvolvimento Cooperativo do Sescoop/PR, Maria Emilia Pereira Lima.

Também integram a lista de unidades que dispõem deste benefício o Colégio Sesi da Indústria Alto da Glória, Boqueirão e CIC, em Curitiba, e a unidade Afonso Pena do Colégio Sesi da Indústria em São José dos Pinhais, além das unidades do Colégio Sesi Internacional Bilíngue em Londrina e Ponta Grossa e Trilíngue em Foz do Iguaçu.

“A oportunidade é única, pois as famílias envoltas ao cooperativismo terão acesso aos Colégios Sesi da Indústria e também a uma metodologia de trabalho diferenciada, que tem por objetivo formar profissionais empreendedores, criativos, éticos e inovadores, com foco no desenvolvimento da solidariedade e respeito mútuo. Valores que estão explícitos no propósito de ambas as organizações: pensar global, mas agir local.”, explica a Gerente Executiva de Educação do Sistema Fiep, Fabiane Franciscone.

Para mais informações, os interessados podem enviar um e-mail para mirian.vieira@sistemafiep.org.br ou conversar diretamente com o agente da cooperativa Sescoop/PR.

 

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR