Resultado da semifinal em Manufatura Integrada da WorldSkills International
Delegações começam a preparação para o mundial de 2022 em Shangai Chegou ao fim hoje, 1º de outubro, a etapa semifinal da WorldSkills International (WSI) na ocupação de Manufatura Integrada, sediada na unidade CIC do Senai Paraná. A delegação de São Paulo foi a grande vencedora, garantindo vaga na eliminatória que vai decidir o representante do Brasil no mundial de 2022 […]


Delegações começam a preparação para o mundial de 2022 em Shangai
Chegou ao fim hoje, 1º de outubro, a etapa semifinal da WorldSkills International (WSI) na ocupação de Manufatura Integrada, sediada na unidade CIC do Senai Paraná. A delegação de São Paulo foi a grande vencedora, garantindo vaga na eliminatória que vai decidir o representante do Brasil no mundial de 2022 na cidade de Shangai, na China.
Vinicius Correa Ribeiro, Ouro nesta semifinal, destaca a infraestrutura do Senai Paraná para sediar o evento. “Trabalhar na indústria e no Senai é algo que nenhum lugar explica. A infraestrutura do Senai Paraná é perfeita. Não tivemos nenhum problema e conseguimos fazer a modalidade acontecer e atender a todas as nossas necessidades. Agora, é ganhar a eliminatória e representar muito bem o Brasil no mundial”.
A unidade CIC do Senai Paraná já foi sede nacional de várias ocupações desta importante Olimpíada do Conhecimento em anos anteriores e, de todas as 56 ocupações da WorldSkills, a Manufatura Integrada é a que mais exige máquinas, equipamentos e laboratórios para a competição. “Fomos escolhidos para sediar esta semifinal justamente por atendermos todos os requisitos exigidos para a modalidade como, máquinas para programação de controle numérico por computador (CNC), máquinas convencionais como torno e fresadora, laboratório de solda, dobradeira, guilhotina, impressora 3D, entre outras”, explica Marcos Pires, delegado técnico do Senai Paraná para a WorldSkills e que atuou como júri presidente nesta competição.
Para esta modalidade, competiram as delegações dos estados de São Paulo, Mato Grosso e Rio Grande do Sul. As equipes, compostas por três competidores cada, desenvolveram o protótipo de um projeto previamente determinado e comandado por controle remoto para executar desafios de carga em pista com obstáculos e rampas.
“Essa competição mostra a capacidade do Senai em preparar profissionais de excelência para a indústria”, destacou o Gerente Executivo de Educação Profissional e Tecnológica do Senai Departamento Nacional, Felipe Esteves Morgado, durante a cerimônia de encerramento.
Baseada em sistemas de robôs, uso de esteiras transportadoras automáticas e controles numéricos por máquinas, a Manufatura Integrada é a união de várias tecnologias que tem por objetivo automatizar e facilitar a administração dos setores produtivos com total eficiência, pensando no melhor aproveitamento dos recursos disponibilizados, baixo custo de fabricação e em menor tempo de execução das atividades, evidenciando a realidade da indústria.
A eliminatória final, prevista para acontecer em março de 2022, também no Senai CIC, em Curitiba, será realizada entre São Paulo (Ouro) e Mato Grosso (Prata), nesta semifinal. O projeto vencedor será levado para o mundial em Shangai, na China.
Diego Henrique de Andrade Santos Siqueri, avaliador da ocupação para o Estado do Mato Grosso comenta sobre a participação da equipe na competição. “É sempre gratificante representar o nosso estado e acompanhar os nossos alunos nesta competição. Eu estive aqui no Senai Paraná em 2016, quando fomos campeões nacionais nessa mesma etapa, e fomos campeões mundiais em 2017, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, nesta mesma ocupação. Aquela seletiva foi aqui no Senai Paraná e por isso eu tenho um carinho muito grande por esta unidade. Nunca vou esquecer esta casa e a oportunidade de estar aqui novamente trazendo mais resultado e buscando o ouro para representar o Brasil em 2022”.
“Competições como essa trazem muitos benefícios para o Brasil, no sentido de novos processos técnicos e tecnologias quer podem ser internalizados dentro dos nossos cursos. Verificamos o que é realmente aderente à cultura brasileira e nossos professores estão sempre atualizados em relação à demanda e ao mercado”, comenta Anderson Garcia Scarlassara, especialista em desenvolvimento industrial do Senai Nacional, que também destaca a atuação do Senai Paraná na WorldSkills. “No último evento mundial o Senai Paraná apresentou uma evolução muito grande em relação à participação dos projetos e competições. Até o momento, 100% dos participantes do Paraná trouxeram medalhas e isso é excelente. Isso mostra a competência do corpo técnico, das unidades, da gestão e de toda equipe no desenvolvimento desse projeto”, finaliza.
Todas as fotos da competição e evento de encerramento estão na galeria de fotos, neste link.