

O presidente do Sistema Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Carlos Valter Martins Pedro, acompanhou nesta quarta-feira (28), em Curitiba, a solenidade de troca de comando da 5ª Divisão de Exército (5ª DE), que abrange Paraná e Santa Catarina. O general de divisão Carlos José Russo Assumpção Penteado, que comandou a 5ª DE nos últimos dois anos, desenvolvendo diversas parcerias com o Sistema Fiep, transmitiu o cargo ao novo comandante, general de divisão Fábio Benvenutti Castro.
Em sua gestão, Penteado foi um dos principais articuladores para a reativação do Conselho Temático da Indústria de Materiais de Defesa e Segurança (Comdefesa) tanto na Fiep quanto na Fiesc. Os grupos têm o objetivo de aproximar o setor industrial das Forças Armadas, apresentando o portfólio de produtos e serviços demandados e abrindo novas oportunidades de negócios para as empresas. Além disso, buscam indústrias locais que possam desenvolver tecnologias ou produzir em território nacional itens que atualmente são importados.
Outra parceria importante, renovada na última quinta-feira (22), é o projeto Soldado Cidadão. Pela iniciativa, soldados e cabos em período de serviço militar recebem capacitação profissional ofertada pelo Senai, ampliando suas oportunidades de emprego ao voltarem para a vida civil.

Em sua despedida, além das parcerias estabelecidas com diversas instituições e com o poder público no Paraná e em Santa Catarina, Penteado também destacou o trabalho de estruturação da divisão. “A 5ª DE foi criada há sete anos e, desde então, estamos estruturando essa divisão. O eixo mais importante foi o aumento da operacionalidade, para deixar as tropas prontas para cumprir a missão de defesa da Pátria, o combate aos crimes de fronteira e às demandas da sociedade, como no enfrentamento à Covid-19, no qual atuamos há 475 dias”, afirmou o general, que já nesta sexta-feira (30) assume o cargo de secretário-executivo do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, em Brasília.
Assumindo em seu lugar, o general Castro afirmou que pretende dar continuidade ao trabalho de gestão implantado por Penteado, além de manter a atuação conjunta com a sociedade civil e o poder público. “A 5ª DE desenvolve um trabalho bastante integrado com as demais agências governamentais para proporcionar a segurança na fronteira brasileira”, disse. “Muitas operações do Ministério da Defesa envolvem o Exército e outras agências governamentais, incluindo os órgãos e as polícias estaduais. A relação deve permanecer, nossa intenção é manter todos os laços táticos já adquiridos ao longo do tempo” completou.
O governador Carlos Massa Ratinho Junior, que também participou da solenidade, ressaltou a relevância da 5ª DE no cenário nacional. “Praticamente 25% da força de segurança do Exército, não só da força física, mas também de equipamentos, pertence à 5ª DE e ao Rio Grande do Sul. Uma força importantíssima, estratégica, mas acima de tudo, que colabora também na área social”, disse.