
Com a pandemia da Covid-19, muitos brasileiros acabaram repensando suas residências neste ano de 2020, seja considerando a mudança para espaços maiores ou mesmo adaptando espaços que já existem para atender às novas necessidades, como o home office. Um levantamento da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), em parceria com a Konduto, aponta que houve crescimento de quase 24% no número de vendas online de móveis e itens de decoração, por exemplo. Com isso, o profissional de Design de Interiores também passou a ser mais valorizado e, agora, essa formação está contemplada no portfólio de cursos das Faculdades da Indústria, que vai oferecer tecnólogo especializado na área a partir de 2021.
“O impacto da pandemia nas nossas vidas foi grande, ficamos isolados de uma hora para outra e ficamos muito tempo dentro de casa. Nosso lar agora tem múltiplas funções, o que fez com que as pessoas buscassem conforto e bem estar e isso está fazendo com que a procura por um profissional especializado cresça”, analisa Edson Korner, coordenador do curso de Design de Interiores das Faculdades da Indústria. “Além disso, o crescimento do setor imobiliário, com mais gente tendo acesso a crédito para a compra da casa própria, também aqueceu o mercado de trabalho para designers de interiores, assim como novas áreas de atuação”, completa. O setor, inclusive, é um dos responsáveis pelo crescimento industrial paranaense em setembro, sendo apontados como um dos mais significativos, inclusive, quando comparaado aos número de 2019: (+27,7%), móveis (+24%), alimentos (+18,2%) e bebidas (+16,6%).
Com duração de dois anos, o curso tem como objetivo preparar profissionais que sejam aptos a elaborar projetos de interiores residenciais ou comerciais, incluindo definição de materiais de revestimento e acabamento, iluminação e distribuição de móveis e objetos de decoração; preocupação com a funcionalidade e o conforto dos ambientes; realização de detalhamento mobiliário, acompanhamento da execução do projeto e outras atividades relacionadas.
Além de trabalhar como empreendedor, o profissional formado pelo curso de Design de Interiores também pode atuar em construtoras, escritórios de engenharia civil, empresas de decoração, escritórios de Design e Arquitetura, indústrias de mobiliário e lojas especializadas. “O mercado de trabalho para designer de interiores tem um grande campo de atividades, afinal, o profissional também pode lecionar em escolas, ter seu escritório, trabalhar em grandes escritórios de arquitetura e design e até prestar consultorias avulsas, além de poder atuar em lojas de móveis planejados”, ressalta Edson. Mais informações sobre o curso estão disponíveis no site das Faculdades da Indústria.
Vestibular de verão com inscrições abertas
Para os interessados no curso de tecnólogo em Design de Interiores das Faculdades da Indústria, as inscrições para as provas online e agendadas estão abertas, é só acessar o site: faculdadesdaindustria.com.br/geracaoi. As aulas estão previstas para começar em fevereiro de 2021.
Faculdades da Indústria no Paraná
Presentes em três cidades paranaenses (Curitiba, São José dos Pinhais e Londrina), as Faculdades da Indústria oferecem 29 opções de graduações em quatro campi (são dois em Curitiba, o Campus da Indústria e na Cidade Industrial de Curitiba). Entre os cursos ofertados, estão cursos de licenciaturas e outras graduações na área de Engenharia, Moda, Biotecnologia e Processos Químicos.