
A Sondagem Industrial, pesquisa tradicional da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), está na reta final de recebimento das respostas. Há 25 anos, ela é uma das principais ferramentas que auxilia a entidade a saber como foi o ano para os empresários do setor e as expectativas deles para o ano seguinte. Este ano, em função da pandemia, o estudo ganhou ainda mais relevância e deve apontar como foi o impacto da pandemia do novo coronavírus no estado e como está sendo a recuperação nos 37 segmentos industriais.
A pesquisa é feita por meio de um questionário encaminhado aos empresários e está disponível desde o dia 14 de outubro. O conteúdo pode ser acessado neste link enviado por e-mail, no site e nas redes sociais da Federação das Indústrias do Estado do Paraná e do Observatório do Sistema Fiep. Com o prazo se encerrando nos próximos dias, a entidade pede apoio dos empresários para que participem da edição deste ano, com a garantia de confidencialidade dos dados seguindo a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
“A Sondagem Industrial é um importante instrumento para que a Fiep conheça as expectativas e estratégias dos industriais paranaenses para 2021. Mais do que isso, também revela quais são as principais dificuldades enfrentadas pelos empresários no desenvolvimento de seus negócios”, afirma o presidente do Sistema Fiep, Carlos Valter Martins Pedro. “Os dados coletados ajudam a Fiep na definição dos pontos prioritários de sua atuação na defesa dos interesses da indústria, que ganha ainda mais relevância no momento atual, em que o setor industrial e toda a sociedade ainda lutam para superar os efeitos da pandemia”, completa.
Após o lançamento, a publicação será disponibilizada no site da Fiep e os respondentes receberão um exemplar digital.
Sobre o estudo
Além de conhecer os principais desafios, intenções e estratégias dos empresários, o estudo capta ainda importantes informações sobre o atual momento da empresa. “A pesquisa gera um conjunto relevante de dados que dará suporte aos empresários na tomada de decisões. A Fiep reúne e analisa as respostas e disponibiliza às indústrias para que possam utilizar o material na elaboração de seu planejamento”, relata a gerente executiva do Observatório do Sistema Fiep, Marília de Souza. “Foi um momento difícil, com interrupção das atividades, impactos financeiros e até mudança de foco, nicho e no portfólio de algumas empresas. Saber as intenções, como pretendem lidar com os desafios, como tem sido a recuperação e que instrumentos têm utilizado para superar a crise é fundamental para entender os rumos do setor produtivo paranaense”, completa.
*** Mais informações sobre a 25ª Sondagem Industrial podem ser obtidas pelo e-mail sondagemindustrial@sistemafiep.org.br.