O custo que pesa sobre a indústria brasileira

Assista a entrevistas exclusivas sobre o Custo Brasil e as distorções do sistema tributário, que comprometem a competitividade do setor industrial brasileiro

A matéria de capa da edição nº 28 da Indústria em Revista mostra como o sistema tributário e outros problemas estruturais do Brasil pesam sobre a indústria, encarecendo e comprometendo a competitividade dos produtos nacionais.

Estudo do Movimento Brasil Competitivo (MBC), organização formada por empresas e entidades de diversos segmentos econômicos, calculou o tamanho do chamado Custo Brasil: R$ 1,5 trilhão ao ano, o que corresponde a 22% do PIB do país. O conselheiro-executivo do MBC, Rogério Caiuby, explica como se chegou a esse valor:

Conheça quais são os 12 elementos e os fatores críticos relacionados a eles, utilizados pelo MBC na comparação com o ambiente de negócios dos 37 países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE):Um dos elementos que mais pesa sobre o setor produtivo é a dificuldade para honrar tributos. O tributarista João Eloi Olenike, do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), explica que um dos graves problemas do sistema de impostos do país está no acúmulo de tributos sobre a produção e o consumo:

Rogério Caiuby reforça que a cumulatividade de tributos nas cadeias produtivas, somada à complexidade do sistema, que gera inúmeras obrigações adicionais às empresas, fazem dessa área uma das que mais tiram competitividade da economia do país. Ele explica, também, os próximos passos da mobilização do MBC em relação ao Custo Brasil, que conta com apoio da Fiep:

Esta e as demais matérias da Indústria em Revista estão disponíveis clicando aqui.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR