
Entre os dias 26 e 28 de maio, em Londrina, aconteceu a Fenibat, feira nacional e internacional de baterias de chumbo-ácido. Durante a feira, pesquisadores, gerências e técnicos da indústria brasileira e internacional de baterias e de reciclagem de chumbo estiveram reunidos para debater e apresentar soluções de inovação na área.
O Instituto Senai de Inovação em Eletroquímica esteve presente no evento com sete pesquisadores da sua área de baterias e o pesquisador chefe, Marcos Berton, ministrou uma palestra para divulgar o Projeto Consórcio. Coordenado pelo pesquisador Leandro da Conceição, esse projeto é desenvolvido pelo ISI Eletroquímica em parceria com 11 fabricantes brasileiras de baterias para o setor automotivo, visando o fornecimento de uma solução tecnológica para produção de Baterias Chumbo-Ácido Melhoradas com Nanotecnologia Embarcada. “Foi uma ótima oportunidade de apresentar a infraestrutura e as competências do Instituto Senai para desenvolver projetos de inovação, apoiando a indústria a ser mais competitiva no mercado nacional e internacional de baterias”, analisa.
O Sistema Fiep também esteve presente com um estande, apresentando os trabalhos com baterias desenvolvidos no Instituto Senai de Inovação em Eletroquímica, além do Centro de Tecnologia de Veículos Híbridos e Elétricos e o Centro de Inovação Sesi Longevidade e Produtividade, garantindo o melhor rendimento de trabalhadores com ações específicas para ambientes que trabalham com baterias. “Durante a feira, fomos procurados por empresas de diversos países, como Equador, Bolívia, Argentina e até Bulgária, prestigiando a nossa instituição pelo trabalho de desenvolvimento e de inovação”, conta Berton.
Em sua 4ª edição, a Fenibat já se tornou um dos encontros mais importantes mundialmente na área. Foi criada para profissionais e empresas debaterem inovação, informações e estimular negócios entre si.