
A diversidade tem cada vez mais conquistado um espaço importante no contexto das organizações, que estão fortemente envolvidas nesta causa. Como agente mobilizador e signatário de princípios como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), os Princípios para o Empoderamento das Mulheres (Pacto Global/ONU Mulheres), o Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça do Governo Federal e o Pacto Global, o Sistema Fiep vem reforçando o compromisso com a valorização da diversidade e a promoção de ambientes organizacionais mais equilibrados.
Com o objetivo de traçar rotas estratégicas para a diversidade nas empresas brasileiras, o Sistema Fiep, por meio do Centro de Inovação Sesi Longevidade e Produtividade (CIS), organizou a Rota Diversidade e Longevidade 2035, um encontro com profissionais especialistas e empresas engajadas no tema. “Reunimos um grupo de especialistas de todo o Brasil para entender e debater as tendências e barreiras da diversidade nas organizações e propor uma agenda de ações até 2035”, explica Maria Cristhina de Souza Rocha, gerente de Projetos Estratégicos do Sistema Fiep.
Para Marília de Souza, gerente do Observatório Sistema Fiep, responsável pela condução técnica do evento, as mudanças pelas quais a sociedade está passando requerem um olhar a longo prazo. “Para construir caminhos claros e inovadores, precisamos refletir juntos, assumindo um papel protagonista e definindo nossos objetivos futuros ao promover equidade nas organizações”.
Margareth Dicker Goldenberg, consultora e gestora executiva do Movimento Mulheres 360º, comenta a importância estratégica da diversidade. “Uma equipe formada por pessoas diversas, que olham para as mesmas questões com olhares, valores e vivências diferentes, é capar de trazer soluções inovadoras para um mesmo desafio”, aponta.
Estabelecer uma estratégia eficaz de inclusão e diversidade nas organizações envolve uma importante mudança cultural. Carlo Pereira, secretário executivo da Rede Brasil do Pacto Global, ressalta que a diversidade na empresa deve ser um reflexo da própria sociedade e que o ambiente de trabalho deve ser pensado para todos os públicos. “É fundamental essa discussão para que a gente consiga entender como será o ambiente de trabalho no futuro e se a gente conseguirá, de fato, ser plural o suficiente para atrair e reter os principais talentos”.
A próxima etapa do projeto será a realização de um encontro para debater a longevidade dos trabalhadores. O resultado dessa construção coletiva será estruturado em um roadmap estratégico, documento que irá propor um planejamento de longo prazo para a diversidade e longevidade nas organizações brasileiras.
Sobre o Centro de Inovação Sesi Longevidade e Produtividade
O Centro de Inovação Sesi Longevidade e Produtividade desenvolve pesquisas com o objetivo de assegurar a capacidade para o trabalho em todas as fases da vida, em que o autocuidado, cuidados com a saúde e segurança no ambiente de trabalho são aspectos essenciais para o envelhecimento bem-sucedido; esse cuidado deve ser construído durante a vida profissional, garantindo a longevidade dos trabalhadores. Essas pesquisas resultaram em metodologias e consultorias inovadoras, voltadas aos trabalhadores e gestores dos setores industriais, sob os pilares: saúde, segurança, diversidade e tecnologia.
Sobre o Observatório Sistema Fiep
Com o propósito de identificar tendências e auxiliar na definição de mudanças esperadas (pré-ativas) e na provocação de mudanças desejadas (proativas), o Observatório Sistema Fiep trabalha para encontrar respostas completas às questões sócio industriais. Presta serviços de prospectiva, planejamento, pesquisa e articulação, com projetos sob medida para cada tipo de instituição.