
Estão abertas as inscrições para o Edital Sesi Tech, mais recente Edital de Inovação para a Indústria lançado pelo Sesi no Paraná, que irá disponibilizar R$ 10 milhões em recursos para o desenvolvimento de projetos inovadores nas áreas de Segurança e Saúde no Trabalho (SST). Os projetos selecionados serão colocados em prática por meio da rede de Institutos Senai de Tecnologia e Inovação, co-executora do edital.
Podem concorrer ao subsídio indústrias de todos os portes e segmentos e também startups especializadas em healthtech. Cada projeto poderá receber investimentos de até R$ 500 mil. O aporte de recursos destina-se à fase de desenvolvimento dos projetos e irá custear, prioritariamente, horas técnicas, matéria-prima e insumos.
Soluções para desafios
As propostas deverão estar alinhadas aos grandes desafios da indústria paranaense nas temáticas de SST e ter como meta a redução no número de acidentes de trabalho, a diminuição dos custos com acidentes e doenças ocupacionais, o aperfeiçoamento da performance do trabalhador da indústria e a promoção da saúde e segurança dos funcionários.
Serão considerados inovadores os projetos que envolvam o desenvolvimento de produtos, serviços e soluções aplicadas, com potencial de escala e que gerem impactos mensuráveis. Além disso, os projetos deverão, necessariamente, utilizar algum tipo de tecnologia, como computação em nuvem; sensores bioquímicos; big data; manufatura aditiva; internet das coisas (IoT); automação; realidade virtual ou realidade aumentada; inteligência artificial; robótica avançada; entre outros.
Competitividade e produtividade
O investimento em Segurança e Saúde no Trabalho (SST) é fundamental para o aumento da competitividade e produtividade da indústria. Ambientes seguros e saudáveis devem ser parte de um processo produtivo pois possibilitam as condições adequadas para o trabalhador realizar suas atividades diárias e contribuem para a redução de custos para as empresas.
Nesse contexto, a tecnologia tem sido uma importante aliada na criação de ferramentas de prevenção e no desenvolvimento de soluções de problemas relacionados à SST. Alinhado às demandas e desafios da indústria, o Sesi no Paraná atua no fomento da inovação na área segurança e saúde do trabalhador, oferecendo soluções, como o Edital Sesi Tech, que visam ajudar as empresas a encontrarem novas formas de promover um ambiente de trabalho mais seguro e saudável.
Tirando a ideia do papel
Para viabilizar o desenvolvimento dos projetos selecionados, o Senai oferecerá apoio na forma de infraestrutura. As ideias serão concretizadas por meio dos Institutos Senai de Tecnologia e Inovação, que realizam pesquisas tecnológicas e atuam no desenvolvimento de novos produtos e soluções. Os Institutos contam com laboratórios modernos e equipes de especialistas que prestam serviços em áreas como metrologia, testes de qualidade e consultorias, possibilitando a transferência de tecnologia e inovação a fim de aumentar a competitividade da indústria.
As empresas interessadas têm até 17 de maio para inscrever suas ideias no Edital Sesi Tech.
Para mais informações, acesse sesipr.org.br/editaldeinovacao