
Tradicionalmente um dos locais mais concorridos do Congresso Nacional Moveleiro, o espaço Estilo de Vida deste ano promete surpreender nesta nona edição, que acontece de 15 a 17 de agosto, no Centro de Eventos Expoara, em Arapongas, norte do Paraná.
Um ambiente em quatro versões diferentes, mostrado desde a concepção do projeto – pelo olhar virtual, passando por uma visão técnica do projeto em duas dimensões, à realidade da impressão 3D até a materialização do espaço finalizado. Assim será a experiência dos visitantes que forem ao congresso e que passarem pelo local.
A proposta da arquiteta Katalin Stammer, diretora criativa do escritório Katalin Stammer Arquitetura e Design, além de lincar o projeto com o tema do congresso, Virtual + Real – Convergir para gerar vantagem competitiva, é estimular o imaginário das pessoas por meio de um percurso que vai do ambiente virtual ao físico. “Utilizamos elementos que traduzem a mudança de comportamento do consumidor, seu relacionamento com as marcas, seu perfil de desejo e o uso da tecnologia, fatores essenciais na hora da compra. A ideia é que ao conhecer cada etapa, o visitante seja impactado de forma diferente até ter certeza de que o que tinha em mente para aquele espaço foi concretizado no ambiente final montado”, explica.
Outro ponto considerado no projeto foi trazer uma evolução dos projetos apresentados anteriormente. Nas últimas edições o espaço Estilo de vida tinha como foco promover a experimentação de um espaço real de moradia contemporânea. “Em 2016, apresentamos a ‘casa contêiner’, versão de moradia compacta, versátil e sustentável. Em 2017, o conceito vindo dos Estados Unidos das Tiny Houses, habitações de 40 m², similares a trailers, em que o forte é a mobilidade e o viver bem. Ambos focados na economia criativa e no uso do design nacional.
Agora, a ideia avançou no foco de um espaço único, que mostra todas as fases de um projeto. Desde a concepção, o desenho da planta e a maquete até o ambiente final. Queremos mostrar como esta experiência influencia na escolha do mobiliário e de cada item da decoração e como esses detalhes podem ajudar as empresas do segmento a ampliarem seus canais de vendas e seu relacionamento com o público”, conta.
Segundo a arquiteta, o tour pelos quatro ambientes pretende mostrar como cada etapa influencia as relações emocionais e comerciais. Para isso, alguns conceitos foram considerados para remeter ao visitante o que é relevante para ele na hora de escolher o mobiliário. Praticidade, funcionalidade, qualidade, tecnologia aplicada ou questões que um ambiente bem projetado pode oferecer, como saúde, bem-estar, mudança, entre outros temas. “A proposta é extrapolar a visão do morar, para a visão do experimentar virtual e real. Não fixando somente a experiência na ideia de residência. Acredito que isso vai aguçar a curiosidade do público”, sugere.
Além do espaço Estilo de Vida, Katalin Stammer, que também é diretora da Escola Curitibana de Design, participa como moderadora do painel Design e Mobiliário Multipropósito, que acontece no último dia do Congresso, 17 de agosto, às 10h30.
Para saber mais sobre as novidades do 9º Congresso Nacional Moveleiro, acesse o site www.congressomoveleiro.org.br. As inscrições são gratuitas, mas para garantir a presença é preciso fazer a doação de um livro no momento do credenciamento, nos dias do evento.
Sobre o Congresso Nacional Moveleiro
Referência no setor moveleiro nacional, o Congresso já está na nona edição e reúne oportunidades para empresários do setor de somar forças, compartilhar experiências e alavancar negócios para todo o mercado. Com isso, pretende estimular a criatividade e também ser elo para a geração de negócios.
Serviço:
9º Congresso Nacional Moveleiro
Data: 15 a 17 de agosto
Local: Arapongas, no Centro de Eventos Expoara.