O Laboratório Aberto do Instituto Senai de Tecnologia em Metalmecânica em Maringá propõe desenvolver a cultura da inovação, numa atmosfera estimulante e participativa, unindo comunidade, academia e indústria para novas propostas e soluções.
Localizado em Maringá, no Paraná, faz parte da rede SibratecShop (Sistema Brasileiro de Tecnologia). “É um ambiente de inovação para que pessoas com diferentes perfis e habilidades possam se encontrar para trabalhar de forma colaborativa no desenvolvimento de produtos e negócios”, explica Adilson João Jenck, analista de negócio do Instituto Senai de Tecnologia em Metalmecânica de Maringá. Agora, micro e pequenas empresas e micro empreendedores individuais têm o apoio do Senai, Sebrae e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações para prototipar suas ideias por meio do Desafio Paraná 2017.
Os projetos de até R$ 30 mil aprovados serão subsidiados em 70% para uso dos equipamentos do Laboratório, compra de materiais e mentoria de especialistas do Senai em diversas áreas, como design, eletroeletrônica, impressão 3D, solda, corte, fresa, usinagem, etc.
Serão contemplados projetos de curta duração (4 a 6 meses) que busquem construir um protótipo a partir da estrutura disponível. O Senai avalia a aderência do projeto à proposta do Laboratório Aberto, a inserção do produto no mercado, a capacidade de produção (interna, terceirizada e/ou na formação de parcerias com indústrias) e as informações que permitam visualizar as tarefas, responsáveis, tempo, estrutura, custos, especialistas e conhecimento para o desenvolvimento.
Empresas de outras cidades do Paraná também podem participar, desde que prevejam no plano de projeto pelo menos uma viagem da equipe Senai à empresa e uma da empresa ao Laboratório Aberto de Maringá. A data máxima para o cadastro de ideias para o Desafio Paraná 2017 é 31 de julho de 2017. A aprovação de ideias e projetos é contínua.
Serviço:
Desafio Paraná 2017
www.lababerto.com.br
SOBRE O SISTEMA FIEP
O Sistema Fiep é composto pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL). As instituições trabalham integradas em prol do desenvolvimento industrial. Com linhas de atuação complementares, realizam a interlocução com instâncias do poder público, estimulam o fomento de negócios nacionais e internacionais, a competitividade, a inovação, a tecnologia e a adoção de práticas sustentáveis, e oferecem serviços voltados à segurança e saúde dos trabalhadores, à educação básica de crianças, jovens e adultos, à formação e aperfeiçoamento profissional, além de capacitação executiva.