
Dois professores representam o Brasil, este ano, no evento anual Microsoft Education Exchange E², que está sendo realizado em Toronto, Canadá, entre 21 e 23 de março de 2017. Um deles é do Sesi no Paraná.
A cada ano, a E² oferece oportunidades especiais para que os educadores inovadores colaborem, criem e compartilhem suas experiências. Os participantes podem obter novas perspectivas de como integrar tecnologia e pedagogia para uma aprendizagem avançada, para impulsionar os resultados dos estudantes e transformar a educação.
Renato Augusto Zandrini, do Colégio Sesi Internacional de Londrina, faz parte do grupo de 300 professores que, com a ajuda da tecnologia, tentam transformar as salas de aulas pelo mundo. Na E², eles terão a oportunidade de compartilhar suas experiências, ouvir sobre novos processos de ensino e preparar seus alunos para as demandas do século XXI.
Usando o Minecraft (que é um jogo feito de blocos que podem ser removidos e recolocados, criando construções) como ferramenta de aprendizagem, Renato ensina aos estudantes os conceitos básicos de sustentabilidade e ecocidades. Com o jogo, os alunos são estimulados a criar soluções para problemas da vida real e desenvolver cidades sustentáveis. “O E2 é o primeiro evento internacional na área da educação de que eu participo. Espero que eu possa abrir portas para novos contatos e com isso agregar ainda mais à comunidade escolar a que pertenço e à minha própria carreira profissional”, afirma.
Jonatas Syrayama, o outro brasileiro, é professor em uma escola do litoral de São Paulo. Desenvolveu o projeto “Narrativas interativas com Minecraft”, com o objetivo de fazer com que seus alunos usem a imaginação em sala de aula.
Para Mariana Maggio, Gerente de Programas Acadêmicos da Microsoft na América Latina, o evento é uma oportunidade única para os professores que queiram aliar educação à tecnologia. “Na Microsoft, estamos comprometidos a criar oportunidades para transformar a América Latina e atender às necessidades da região, com uma base sólida de processos de ensino e aprendizagem, que propicie o maior conhecimento de ciências da computação e inspire os jovens a seguir carreiras nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática, para desenvolver ideias que possam resolver qualquer preocupação deles”, afirma Mariana.
Durante a E², que esse ano tem como tema Make What’s Next (#MakeWhatsNext), os educadores participam de conferências, oficinas de aprendizagem profissional e divertidos desafios de grupos. Eles ainda trabalham em pequenos grupos para identificar um problema educativo comum, propor uma solução inovadora e apresentar suas ideias aos juízes. Os ganhadores serão reconhecidos e anunciados durante a Cerimônia de Premiação de Encerramento da E², em 23 de março. Os ganhadores também serão anunciados no blog Microsoft in Education.