Programa oferece bolsas integrais para estudantes ingressarem na Faculdade

A iniciativa da Faculdade da Indústria IEL em parceria com os colégios estaduais de São José dos Pinhais incentiva alunos a cursar o ensino superior

Uma parceria entre a Faculdade da Indústria IEL, do Sistema Fiep, com colégios estaduais da cidade de São José do Pinhais – região metropolitana de Curitiba -, oferece bolsas de estudo integrais para estudantes da rede pública de ensino do município. “O nosso objetivo é que esses jovens possam ter uma formação superior para construir uma carreira no futuro”, afirma a coordenadora do Núcleo de Relacionamento com Alunos e Comunidade da Faculdade da Indústria IEL, Fernanda Rocha.

Segundo a coordenadora, a dificuldade para conseguir vaga em uma instituição pública de ensino superior pode significar a desistência de cursar uma graduação para quem não pode pagar pelos estudos. Dados do Ministério da Educação (MEC) mostram que nos últimos 30 anos, o Brasil teve a maior proporção de privatização do ensino superior da América Latina, apenas 30% das universidades são públicas. “Queremos que eles se sintam motivados a seguir em frente com os estudos e os projetos que desenvolvemos podem ajudá-los nisso”, considera Fernanda Rocha.

Desde que foi estabelecido, há cerca de cinco anos, o programa já ofertou bolsas integrais a seis estudantes. Para concorrer ao benefício, os candidatos são avaliados pelo rendimento nos colégios estaduais e devem alcançar mais de 500 pontos no Enem e as melhores notas no vestibular. Quando conseguem a bolsa de estudo, os acadêmicos são acompanhados durante todo o curso e precisam manter a média das notas acima de sete pontos e frequência acima de 85%. “O incentivo durante o curso é importante para que concluam o ensino superior e tenham melhores chances para conquistar bons cargos de trabalho em suas profissões”, salienta Fernanda Rocha.

A bolsista Maryana Silveira Calixto, de 18 anos, acaba de ingressar no curso de Ciências Contábeis na Faculdade da Indústria IEL. Além do bom desempenho no Enem, com 538 pontos, Maryana obteve a maior nota no vestibular da Faculdade da Indústria IEL. Ela e outros alunos de cinco colégios do município visitaram a instituição de ensino em 2016, onde receberam informações sobre os cursos disponíveis.

Maryana mora em São José dos Pinhais, no bairro Quississana, de pouco mais de 12 mil habitantes, entre a área aeroportuária e os bairros Jurema e Rio Pequeno. Cursou o ensino médio no Colégio Estadual Elza Scherner Moro. Para ajudar a família, trabalha em uma rede de lanchonetes. Segundo ela, o benefício é uma oportunidade de ter a formação superior. “Nem todos têm a chance de pagar pelos estudos e com o programa de bolsas muitos terão a possiblidade de cursar uma graduação”, observa.

Motivação para a faculdade

Segundo a coordenadora, diversas ações são realizadas para apresentar o programa e incentivar os alunos a cursar uma faculdade. Entre elas estão a participação dos colégios da cidade nas feiras acadêmicas anuais e palestras e visitas de coordenadores, professores e alunos da faculdade nas escolas para motivar os que cursam o ensino médio. “O programa é ativo na comunidade. Mantemos contato com os diretores e coordenadores pedagógicos dos colégios e participamos das reuniões com o Núcleo de Educação da cidade para acompanhar as demandas, atividades e eventos”, diz.

Os colégios estaduais também visitam a instituição para conhecer os cursos e participam de palestras. “Para despertar o interesse pela faculdade, orientamos ainda sobre como elaborar um currículo e como se portar em uma entrevista de emprego”, explica. “Com os programas, a Faculdade da Indústria IEL tem papel importante para apoiar o desenvolvimento social e econômico do município”, ressalta Fernanda Rocha.

Oportunidade de estágio

Ao ingressar na faculdade, mesmo com a bolsa de estudos, alguns alunos encontram outros obstáculos. “Há casos de estudantes que têm dificuldade de levar o curso, pois não podem arcar com os custos de transporte e lanche”, conta Fernanda Rocha. Para facilitar a inserção no mercado de trabalho, a Faculdade da Indústria IEL mantém parceria com o IEL Estágio e Banco de Empregos IEL. O Núcleo de Relacionamento com Alunos e Comunidade conta com a área de empregabilidade que disponibiliza vagas de estágio e emprego por agências de recursos humanos, indústrias, empresas e serviços parceiros da Faculdade.

Mais informações sobre os estágios podem ser encontradas pelo site www.ielpr.org.br/para-voce, na opção Estágio e para empregos acessar o site www.ielpr.org.br, nas opções Para Você ou Para Empresas, em Oportunidades – Banco de Empregos.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR