Paraná é ouro em Tecnologia da Informação e Comunicação

Aluno do Senai desenvolve melhorias em site de banco de sangue durante a Olimpíada do Conhecimento 2016

A delegação do Paraná na Olimpíada do Conhecimento 2016, que está sendo realizada em Brasília até este domingo (13), comemorou mais duas medalhas nos desafios individuais.

Recém-concluinte do curso técnico de informática do Senai, Carlos Eduardo Barbosa de Almeida, de 17 anos, ganhou o ouro no desafio de realizar melhorias em um site de um banco de sangue do Distrito Federal. Carlos terminou a prova dentro do tempo estabelecido, de uma hora, criando um site atrativo, que incentivou pessoas à doação.

O desafio proposto era o de atender às expectativas dos usuários, mas com os recursos e parâmetros técnicos fornecidos. “Não foi difícil realizar a prova. Foi difícil fazer isso em uma hora apenas. Mas procurei aplicar um conceito de design moderno e simples. Isso me permitiu terminar rapidamente e com segurança”, disse Carlos. E acrescentou que dedica sua vitória à família, aos colegas de curso, professores e ao orientador. Ele disputou a competição com estudantes de Santa Catarina, Rio de Janeiro, Rondônia, Alagoas e Mato Grosso.

Também subiu ao pódio o aluno Marcelo Sedoski, de 20 anos. Ele ganhou a medalha de prata no desafio individual em Eletrônica. Já ganhador da prata em 2014, em Robótica Móvel, desta vez disputou em sua própria área com alunos dos estados de Rio Grande do Norte, São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Espírito Santo. “É uma emoção que não dá para descrever. Estou muito feliz”, disse o aluno que cursa a graduação em Engenharia Elétrica.

Na quinta feira Jheniffer Pimentel da Silva, de 18 anos, que faz o curso técnico em Soldagem no Senai CIC, foi a única representante feminina do desafio individual em Soldagem. Ele ficou com o bronze.

O diretor do Senai no Paraná, José Antonio Fares, que esteve presente no evento considerado a maior competição de Educação Profissional das Américas, afirmou estar surpreso e feliz com a concepção dessa edição da Olimpíada, porque se valoriza a criatividade e o processo educacional, a construção inteligente de ideias, prioriza a inovação e o desenvolvimento das indústrias. “Isso estimula os jovens a evoluir e participar mais ativamente do processo industrial”.

Para este sábado (12), é esperada apresentação dos três projetos paranaenses inscritos no Inova Senai para investidores. Um deles é o Posture Health, uma capa para cadeira que possui sensores de posicionamento que alertam o usuário sobre sua má postura, desenvolvida por alunos do Senai Pinhais. Outro deles foi criado no Senai CIC: é o Biosensor para monitoramento e controle de irrigação. Há ainda o filtro biológico de tratamento de chorume para reduzir custos e impactos ambientais, desenvolvido em Londrina.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR