Senai e Sesi deram início nesta quarta-feira à Olimpíada do Conhecimento 2016. Mais de 500 jovens, representando 27 estados do país, se reuniram para a abertura da maior competição das Américas, no Ginásio Nilson Nelson, em Brasília.
A cerimônia foi conduzida pelo engenheiro, jornalista e apresentador Marcelo Tas, destacando a importância da Educação profissional em sua própria vida. Para o diretor do Senai Nacional, Rafael Lucchesi, o ginásio cheio demonstrou a importância da Educação Profissional e Tecnológica. “Esse é o futuro que queremos. Não importa o resultado, todos são vencedores. São a semente da inspiração do futuro do Brasil”, disse.
Depoimentos de ex-alunos do Senai emocionaram os participantes e convidados. Em especial, a presença do ex-aluno e ex-professor Sérgio Fagundes. Catador de papelão quando criança, o engenheiro eletricista e atualmente empresário da área de serviços elétricos lembra com carinho o impulso que recebeu do Senai para realizar seu sonho. De Londrina, seus produtos são vendidos para todo o mundo.
Novo formato
A Olimpíada do Conhecimento tem neste ano um novo formato. Os jovens competem em sete áreas tecnológicas com avaliações individuais, provas por equipe e na criação de projetos inovadores. A delegação do Paraná é composta por 48 alunos e 11 avaliadores.
“Vejo pessoas com brilho nos olhos. Os competidores se dedicaram muito para estar aqui. Tenho um orgulho imenso por eles participarem dessa nova experiência que o Senai está proporcionando a eles”, contou a chefe de equipe da delegação paranaense, Elaine Cristina de Andrade.
Aos 32 anos, o aluno do Técnico em Edificações no Campus da Indústria em Curitiba, Milton Bittencourt, ficou feliz pela oportunidade de integrar a equipe do Paraná. “A minha expectativa é a de fazer o melhor possível. Acredito no meu potencial e na minha dedicação”, afirmou.
Também cheio de boas expectativas para com o resultado está o aluno de Técnico em Segurança do Trabalho em Toledo, Matheus Dahlem dos Santos, de 21 anos. “Sinto um enorme prazer em representar a cidade de Toledo e em receber o reconhecimento dos colegas de curso e da família”. Depois de mais de 20 dias em recuperação por um acidente que o afastou do curso e do trabalho, Matheus comemora a possibilidade de participar da Olimpíada do Conhecimento. “O que vai me deixar mais feliz, independentemente do resultado, é a experiência”, acrescentou.
Participações paranaenses
Além dos desafios por equipes e as avaliações individuais, também conta pontos o Inova Senai. O Paraná está representado por quatro projetos de estudantes das cidades de Pinhais, Londrina e Curitiba.
Pelo Grand Prix Nacional, participam equipes multidisciplinares formadas por alunos do Senais e do Sesi. Eles receberão o desafio de desenvolver soluções inovadoras para problemas da indústria e da sociedade. O Paraná participa do Grand Prix com quatro alunos de Pinhais.
E no Senai Brasil Fashion, duas alunas paranaenses vão apresentar suas coleções em um desfile de moda que ocorrerá durante a Olimpíada.
O evento segue até domingo, recebendo também alunos competidores dos Institutos Federais de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (IF). Os alunos selecionados receberão medalhas de ouro e prata, além de troféus por desempenho.