Pouco otimista, confiança da indústria de transformação do Paraná tem leve recuo em outubro

Indicador apresenta queda de 2,2 na comparação com setembro; já humor da construção civil registra elevação discreta

Após apresentar elevação em setembro, o Índice de Confiança da Indústria de Transformação — PR (ICIT-PR), divulgado mensalmente pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), recuou 2,2 pontos em outubro. Apesar da queda, o indicador chega ao terceiro mês consecutivo na área de otimismo, com 52,2 pontos, depois de 31 meses na área do pessimismo. Na comparação com o mesmo mês de 2015, o índice está 20,2 pontos acima.

Também ao contrário do que aconteceu no mês passado, o Índice de Condições recuou 3 pontos, indo a 45,1 pontos e mantendo-se na área de pessimismo. A elevação foi de 18,7 pontos se confrontado com o registrado em outubro do ano passado.

O Índice de Expectativas, por sua vez, manteve o desempenho do mês anterior, ao registrar baixa de 1,8 ponto. Ainda assim, permanece pela quinta vez consecutiva na área de otimismo, com 55,7 pontos, onde está desde abril de 2014. O indicador subiu 20,6 na comparação com outubro de 2015.

Os indicadores conjunturais sobre o nível de produção recuaram em setembro na comparação com agosto. Volume de Produção caiu de 51,4 para 40,8 pontos; já Utilização da Capacidade Instalada (efetiva/usual) registrou leve recuo, de 35,3 para 35,1 pontos. Ainda que discreta, houve queda também em Evolução do Número de Empregados, que foi de 45,8 para 45,1 pontos, contrariando a leve alta apontada na comparação de agosto contra julho deste ano.

Indústria da Construção

Termômetro da indústria da construção civil no Estado, o Índice de Confiança do Empresário da Construção (ICEC-PR) registrou alta discreta de 0,1 ponto em outubro, chegando a 53,3 pontos. Este é o terceiro mês consecutivo na área de otimismo, após 28 meses seguidos na área de pessimismo.

A elevação leve de 0,2 ponto apresentada pelo Índice de Condições não foi suficiente para tirar o indicador da área de pessimismo. Atualmente em 41,4 pontos, está 13,7 pontos acima do registrado em outubro do ano passado.

Já o Índice de Expectativas, que também subiu discretamente, 0,1 ponto, permanece pelo quinto mês seguido na área de otimismo, agora com 59,3 pontos. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, a alta foi de 24,7 pontos.

Indicadores de confiança

Os indicadores de confiança da indústria de transformação e da indústria da construção variam no intervalo de 0 a 100. Valores acima de 50 pontos indicam empresários confiantes, melhores condições ou expectativas positivas para o setor.

O IC – Índice de Confiança – mede a confiança do empresário industrial sobre a condição (Índice de Condições) e a expectativa (Índice de Expectativas), tanto da empresa industrial como da economia nacional. O Índice de Condições capta a situação da empresa industrial e da economia ocorrida no passado imediato. O Índice de Expectativas capta o sentimento para a empresa industrial e para a economia no futuro próximo (seis meses).

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR