
Durante a campanha do Outubro Rosa, que busca conscientizar as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, as unidades móveis do Cuide-se+, programa do Sesi no Paraná que leva mais saúde para o trabalhador dentro da indústria por meio da prevenção e educação, passarão por 16 cidades do Paraná.
Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam que esse é o tipo de câncer que mais afeta as mulheres, depois do de pele não melanoma. A doença responde por cerca de 25% dos novos casos a cada ano. Somente em 2016, segundo o Inca, foram registrados 57.960 novos casos no Brasil. A tendência de aumento nos números, segundo o instituto, ocorre tanto em países desenvolvidos quanto nos países em desenvolvimento. Em 2013, foram registradas 14.388 óbitos por causa do câncer de mama, sendo 14.206 mulheres e 181 homens.
Agenda
Entre 3 e 9 de outubro as unidades móveis do Cuide-se+ estarão em Mandaguari, Matelândia, Marechal Candido Rondon, Irati e Rio Negro. De 10 a 16 de outubro, será a vez de Paraíso do Norte, Santa Helena, Ponta Grossa e Mandirituba. Entre 17 e 23 de outubro, mais quatro cidades receberão as unidades móveis: Santo Antônio da Platina, São João, Araucária e Curitiba. Na última semana, entre 24 e 31 de outubro, será a vez de Adrianópolis, Dois Vizinhos, Umuarama, Douradina e, novamente, Curitiba.
A saúde da mulher, não apenas quando se fala em prevenção ao câncer de mama, é uma das prioridades das equipes do Cuide-se+. Desde o início de 2016, foram realizados 1.168 mamografias e outros 1.642 exames de papanicolau (preventivo do câncer de colo de útero). No mês de setembro, o programa ganhou reforço no Paraná com o lançamento da terceira unidade móvel, que foca o atendimento nas regiões Norte e Noroeste do estado.
Entre as principais dicas de prevenção contra o câncer de mama estão:
– A busca um estilo de visa saudável, com atividades físicas e o cuidado com a alimentação;
– A realização regular do autoexame das mamas;
– A realização da mamografia anual a partir dos 40 anos, pois é neste exame que poderão ser encontrados tumores menores que 1 centímetro que não podem ser percebidos no auto exame.