Duas estudantes paranaenses, que ficaram entre as doze vencedoras da etapa nacional do Senai Brasil Fashion, estão passando por uma experiência única e inédita para a carreira delas no mercado da moda. Prestes a concluir a graduação no curso de Tecnologia em Design de Moda, Caroline Contador, 22 anos, e Maria Fernanda D’Anzicourt, 21, recebem acompanhamento de dois grandes nomes da moda no Brasil: Alexandre Herchcovitch e Leny Niemeyer. Elas vão produzir coleções para participar de um desfile de modas que será realizado em Brasília, no mês de novembro desse ano.
Os conceitos das coleções foram desenvolvidos nas etapas locais e regionais do Senai Brasil Fashion, segundo o coordenador do curso de Tecnologia em Design de Moda do Senai, Edson Korner. “As duas foram selecionadas para concorrer na etapa nacional. Os projetos delas foram tão bons que elas foram selecionadas entre as doze vencedoras”, explica. Ambas já haviam feito coleções no Senai Paraná, mas esta é a primeira vez que elas vão participar de desfiles em nível nacional com consultoria de grandes nomes da moda.
Caroline, que está no sexto período do curso, desenvolve um projeto com base na transformação do maracujá e recebe assistência de Lenny Niemeyer. Para isso, ela não se restringiu apenas à moda. “Pesquisei em sites de agricultura, sobre como funciona a maturação do maracujá, e criei um conceito com três peças de roupas que mostram cada uma das três etapas da fruta, desde quando ela ainda é uma flor, quando a fruta está madura e depois que a fruta cai e se degrada”, explica.
O trabalho tem sido um desafio para Caroline, pois se trata de um trabalho conceitual e não para ser vendido. “É uma roupa de passarela. É mais artística, não vai ser vendida em uma loja e eu estou mais acostumada com estilos mais comerciais”. Mesmo com o desafio, a estudante se mostra animada com a chance de estar nas passarelas com uma coleção recebendo essa consultoria.
Maria Fernanda criou uma coleção com o tema transformação para o Senai Brasil Fashion mas, com a assistência que recebe de Alexandre Herchcovitch, faz adaptações em seu projeto para leva-lo às passarelas. “Eu criei três blocos de roupas que podem ser modificados conforme a preferência de uso da pessoa. Mas o Alexandre Herchcovitch me aconselhou a criar apenas uma peça para os três looks que vou levar para o desfile”, diz.
Para a estudante, passar pelo curso no Senai foi importante para ter mais segurança na criação de seus projetos. “No Senai a gente sempre cria coleções e eles nos prepararam bem durante o curso. Com certeza o curso deu segurança para que possamos fazer o que a gente quer, o que a gente projetou”, comenta.
O Senai Brasil Fashion é realizado pelo Senai CETIQT, que fica no Rio de Janeiro, onde as estudantes do Senai Paraná, junto com os outros dez selecionados, terão encontros ainda no mês de setembro e no mês de outubro. No final de agosto, os mesmos selecionados tiveram um encontro com os profissionais da moda no Instituto Inhotim, que fica na cidade de Brumadinho (MG).