Casa-conceito instalada em container é uma das novidades da sétima edição do Congresso Nacional Moveleiro
Sob o tema “repense a forma e reinvente o mercado, evento acontece nos dias 14 e 15 de setembro, sinalizando tendência de consumo; programação inclui também encontro de negócios para empresas do setor

Uma casa-conceito, montada dentro de um container, sob o mote “mudança pede mudança”, e alinhada à ideia “repense a forma e reinvente o mercado”, tema da sétima edição do Congresso Nacional Moveleiro, é uma das atrações do evento realizado pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), nos próximos dias 14 e 15 de setembro, em Curitiba.
Assinada pela arquiteta e designer Katalin Stammer, a instalação, uma casa completa, com sala, cozinha, quarto e banheiro, apresenta tendências de consumo já identificadas pelo setor em linhas de produtos à disposição no mercado. “O espaço simula ambientes compactos e traz o desafio de como encontrar soluções quando há pouco espaço, uma tendência dos grandes centros urbanos nos dias de hoje”, afirma Katalin.
A sétima edição do congresso pretende ampliar a discussão sobre o atual cenário enfrentado pelo setor no país — a indústria moveleira foi uma das mais impactadas com a crise brasileira. Os temas destaques para a programação desta edição são: Indústria 4.0, soluções e tendências, inovação para competitividade e redução de custos operacionais.
A ideia para este ano é fomentar a cadeia produtiva nacional por meio de ações de capacitação (workshop, palestras e exposições) e negócios. “Em paralelo, o objetivo é também pautar o comportamento e a tendência de consumo, em consequência do enfrentado atualmente pelo setor, diante da crise econômica nacional”, pontua Nilson Violato, coordenador técnico do evento.
Entre os palestrantes, está confirmado o diretor industrial da Embraer, Alexandre Solis, que faz uma análise de cenários e a cadeia de valor na tomada de decisões estratégicas para a empresa. Também estará no Congresso, o autor de 5 livros e consultor em vendas, Eduardo Tevah, que falará sobre como repensar a forma e reinventar o mercado moveleiro. E o consultor do Sebrae Elpidio Moreira Costa fala sobre os desafios para a redução dos custos operacionais.
De acordo com dados do Ministério do Trabalho e Emprego de 2014, o Paraná ocupa a segunda colocação em geração de empregos e o terceiro posto em números de estabelecimentos se comparado ao segmento nacional.
Premiação
Durante o Congresso, acontece a premiação da Oficina Pregos e Cavacos do Sesi e Senai no Paraná. Alunos do Colégio Sesi e Senai desenharam móveis seguindo o tema “ O Móvel do Futuro – como será o móvel de 2020”. Dez esboços foram selecionados por uma comissão e os alunos do curso de Design de Móveis do Senai de Arapongas adaptaram e produziram os móveis. As peças serão expostas no Congresso e a dupla vencedora será revelada.
A programação completa está em congressomoveleiro.com.br
Serviço
Sétima Edição do Congresso Nacional Moveleiro
Quando: 14 e 15 de setembro
Onde: Campus da Indústria Fiep — Centro de Convenções Horácio Coimbra: avenida Comendador Franco, 1.341, Jardim Botânico, Curitiba, PR.
Quanto: gratuito
Conexão Paraná-Stuttgart
Por seu histórico de envolvimento com o setor moveleiro, o Senai no Paraná realiza anualmente em parceria com a Escola Técnica de Stuttgart, da Alemanha, o Projeto de Móveis. Como oportunidade para o Senai na atualização técnica e o aperfeiçoamento dos docentes e alunos, a partir do contato com novas técnicas e tecnologias, mais a promoção de intercâmbio cultural, o projeto realizado entre julho e agosto de 2016 na unidade do Senai em São José dos Pinhais resultou em um atendimento a um cliente (simulado) que desejava mobiliar a sala de sua residência com móveis únicos.
Três alunos e dois professores das unidades do Senai de São José dos Pinhais e União da Vitória, além de cinco estudantes e dois professores alemães, estiveram envolvidos no projeto, o que reforça a possibilidade da troca de experiência e conhecimento entre os estudantes e docentes envolvidos.
O projeto neste ano seguiu a temática da Marcenaria Fina. Conforme conta a gerente da unidade do Senai de São José dos Pinhais, Taís Mire Lopes, “o objetivo do projeto nesse ano de 2016 foi rejuvenescer essa profissão atraindo interesse das pessoas nessa carreira”.