A indústria que se reinventa diante dos desafios

O desaquecimento do mercado interno atingiu todos os setores industriais, inclusive a indústria moveleira. Dados do Instituto de Estudos e Marketing Industrial (IEMI) mostram que a produção deste ano deve registrar queda de 1,7% na comparação com 2015. Para superar os desafios impostos pela crise, o 7º Congresso Nacional Moveleiro discute em dois dias – […]

O desaquecimento do mercado interno atingiu todos os setores industriais, inclusive a indústria moveleira. Dados do Instituto de Estudos e Marketing Industrial (IEMI) mostram que a produção deste ano deve registrar queda de 1,7% na comparação com 2015. Para superar os desafios impostos pela crise, o 7º Congresso Nacional Moveleiro discute em dois dias – 14 e 15 de setembro – as oportunidades e as ferramentas para que a indústria possa se reinventar diante do cenário econômico. O Congresso é realizado pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e acontece em Curitiba.

Uma das alternativas para superar a crise são as exportações. Ainda que a relevância das vendas para o exterior seja pequena, a estimativa do IEMI é por um incremento de 7,5% para o exterior neste ano. Para auxiliar as indústrias a realizarem negócios com empresas de outros países, empresários do setor terão, durante o Congresso, a oportunidade de estabelecer relacionamento com outras companhias e fechar negócios com baixo custo, evitando viajar para o exterior. Na edição de 2015, o evento movimentou mais de 6,2 milhões de dólares em negócios internacionais e trouxe público especializado de 20 estados do Brasil.

Novos nichos de atuação e parcerias no mercado interno também podem ser uma solução para tornar o negócio mais competitivo. Os temas em destaques para a programação desta edição são: Indústria 4.0, soluções e tendências, inovação para competitividade e redução de custos operacionais.

Além das oportunidades de negociações, palestras e painéis estão previstos para estimular novas maneiras de pensar. Entre os palestrantes, está confirmado o diretor industrial da Embraer, Alexandre Solis, que faz uma análise de cenários e a cadeia de valor na tomada de decisões estratégicas para a empresa. Também estará no Congresso o autor de cinco livros e consultor em vendas Eduardo Tevah, que falará sobre como repensar a forma e reinventar o mercado moveleiro. E o consultor do Sebrae Elpidio Moreira Costa fala sobre os desafios para a redução dos custos operacionais.

Premiação

Durante o Congresso, acontece a premiação da Oficina Pregos e Cavacos, do Sesi e Senai no Paraná. Alunos do Colégio Sesi e Senai desenharam móveis seguindo o tema “O Móvel do Futuro – como será o móvel de 2020”. Dez esboços foram selecionados por uma comissão, e os alunos do curso de Design de Móveis do Senai de Arapongas adaptaram e produziram os móveis. As peças serão expostas no Congresso e a dupla vencedora será revelada.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR