

O presidente da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Edson Campagnolo, lamentou o falecimento de Jayme Canet Júnior, ex-governador do Estado. À frente da administração estadual entre 1975 e 1979, Canet faleceu aos 91 anos, nesta quarta-feira (31), em Curitiba. “Foi um homem íntegro e um político exemplar, com uma visão gerencial que garantiu grande desenvolvimento ao Paraná em seu governo”, afirma Campagnolo.
Campagnolo ressalta que, graças à condução de Canet, o Paraná conseguiu superar a forte crise econômica que atingiu o Estado após a chamada Geada Negra, que em 1975 dizimou praticamente toda a produção agrícola, baseada na cafeicultura. “Foi pelas mãos de Canet que o Paraná começou a diversificar não apenas sua produção agrícola, mas toda sua economia, abrindo espaço para o processo de industrialização de nosso Estado”, diz. “Seu governo também foi marcado por uma administração pública enxuta, com redução de cargos comissionados e secretarias. Por tudo isso, Canet deveria servir de exemplo para todos os gestores públicos atuais. Que seus valores inspirem outros homens a entrarem na vida pública, não como profissão, mas por idealismo, vocação e amor ao Paraná”, conclui o presidente da Fiep.
Sobre Jayme Canet Júnior
Nascido em Ourinhos (SP), em 19 de janeiro de 1925, foi eleito governador do Paraná pela Assembleia Legislativa em outubro de 1974, tomando posse em março do ano seguinte. Cafeicultor e pecuarista, e com grande experiência em administração gerencial, realizou um governo dinâmico e progressista.
Durante seu período de governo, o Paraná deu enorme salto, em todos os setores, experimentando grande crescimento econômico. A agricultura se modernizou, com a mecanização do campo, alcançando a produção de 12 milhões de toneladas de grãos. O governo de Canet se destacou também no setor rodoviário, tendo pavimentado 4.119 quilômetros de estradas paranaenses no período. Sua gestão também se destacou por investimentos em educação e ações sociais. Como reconhecimento pelo apoio à educação, recebeu o título de “Doutor Honoris Causa” pela Universidade Federal do Paraná.