Em prol de parcerias

Niky Fabiancic reúne-se com José Antonio Fares, superintendente do Sesi no Paraná, em busca de apoio para firmar parcerias público-privadas no estado

Nesta quarta-feira, 27 de julho, José Antonio Fares, superintendente do Sesi no Paraná, recebeu Niky Fabiancic, coordenador-residente do Sistema Nações Unidas no Brasil e representante-residente do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no Brasil, no Campus da Indústria.

Durante o encontro, Fares relembrou das principais ações promovidas pelo Sesi no Paraná em prol do Pacto Global e demais iniciativas da ONU ao longo da parceria que dura mais de dez anos. Entre elas, destacou o lançamento do Portal ODM, em 2009. Maristela Marques Baioni, representante residente do PNUD, também presente na reunião, lembrou que o Sesi no Paraná foi inovador e pioneiro ao tratar dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio quando ainda não se falava deles no Brasil. O engajamento é tamanho que o Paraná é hoje o estado com mais empresas signatárias no Pacto Global.

O Sesi no Paraná é ainda representante do Cifal no Paraná, signatário dos Princípios para Educação Executiva Responsável (PRME), dos Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs) – tendo aderido ao HeforShe –, além de estar à frente da promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no estado – no início desta semana foram abertas as inscrições para o Prêmio Sesi ODS.

Tendo como base os ODS, que foram arquitetados em tornos de 5 Ps –  pessoas, planeta, prosperidade, parcerias e paz –, Fabiancic disse que gostaria de lançar no Paraná um movimento envolvendo 7 Ps, somando aos outros cinco as parcerias público-privadas. Para isso, vê a necessidade da presença mais ativa no estado, através de uma casa da ONU em Curitiba, principalmente para pensar no futuro econômico do Paraná, considerando as políticas públicas disponíveis a longo prazo; fortalecer a agência de desenvolvimento no estado e trabalhar para a estabilidade macroeconômica através do apoio de pequenas e médias empresas.

Fabiancic enfatizou ainda que o PNUD tem muito interesse nos projetos que envolvem a inclusão social de jovens. José Antonio Fares salientou que ONU e PNUD podem contar com o Sesi para a implementação da Casa da ONU no Paraná e do expertise da equipe para demais ações em prol do desenvolvimento econômico e social do estado.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR