Indústrias do Paraná buscam uma saída segura, com resultados rápidos para conseguir crescimento econômico e deixar a crise para trás. Para isso, uma alternativa viável é o programa de manufatura enxuta – chamado de lean manufacturing – no qual a indústria passa por uma consultoria para conseguir resultados em curto espaço de tempo, aumentar a produção e reduzir desperdícios. A consultoria, que teve um projeto piloto da Confederação Nacional das Indústrias (CNI) entre o final de 2015 e início de 2016, é oferecida pelo Senai e faz parte do programa Brasil Mais Produtivo, que está com inscrições abertas.
No piloto, do qual participaram 20 empresas em todo o Brasil, das quais três estão no Paraná, houve resultados expressivos, com aumento médio de 33% a 66% de produtividade das empresas durante os quatro meses de consultoria. Houve ainda redução de 94% no tempo de movimentação do funcionário na linha de produção, além de diminuição de 28% no tempo de montagem de produtos (13 horas para 9 horas, em média). Isso significa ganhos de 24% na produção. O tempo em que as máquinas ficam paradas para manutenção também diminuiu, em 76%. Esses dados representam economia significativa para as indústrias.
Oportunidade
As empresas interessadas em participar do novo projeto terão a consultoria durante três meses, totalizando 120 horas de atividades por parte dos especialistas do Senai – desse total, 100 horas são de assistência e consultoria nas linhas de produção.
Para participar desse novo projeto, as empresas interessadas precisam atender a alguns critérios, como, por exemplo, ter entre no máximo 200 funcionários empregados, além de pertencerem a um dos setores industriais de atendimento do Brasil Mais Produtivo no Paraná, que são Metalmecânica, para indústrias em Curitiba e Região Metropolitana, o setor Moveleiro para Arapongas e cidades da região, além do setor de Alimentos em todo o estado.
Conforme explica a gerente de Serviços Tecnológicos e Inovação do Senai no Paraná, Sonia Regina Hierro Parolin, “o objetivo da consultoria é a transferência de todo o conhecimento adquirido para a equipe da empresa envolvida no projeto, para que, após a finalização dos trabalhos, a empresa possa dar continuidade das ações na indústria. O foco é que a empresa possa manter os indicadores de produtividade bem como o trabalho mais enxuto”.
Para mais informações e inscrições, os empresários devem entrar no site www.brasilmaisprodutivo.gov.br.