
O Sesi no Paraná e o Cifal Curitiba promovem mais um ciclo de palestras sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). As conversas – desta vez sobre o ODS 17, que trata da importância das parcerias para o desenvolvimento sustentável – acontecem no dia 28 de julho (próxima quinta-feira), às 19 horas, na Unicuritiba. Um dos convidados desta edição é o economista e especialista em Desenvolvimento Sustentável na Amazônia, João Batista Tezza Neto, doutorando do Centro de Ciências do Ambiente na Amazônia pela UFMA/UNB. O evento é aberto ao público e a entrada é gratuita. O debate também será transmitido ao vivo pela internet, pela Celepar.
Definidos Pela Organização das Nações Unidas (ONU) por meio de consultas públicas em mais de 50 países, e também pelo site My World, os 17 ODS fazem parte das 169 metas da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, um plano de ação para as pessoas, o planeta e a prosperidade. Além de Tezza, o encontro conta com a participação da professora da Unicuritiba e doutora em Sociologia, Jannifer Zarpelon, e da coordenadora do Núcleo de Indicadores e Pesquisa do Sesi/PR, Diva Irene da Paz Vieira. A mediação é do professor da Unicuritiba, Thiago Assunção.
Para Tezza, o debate sobre o ODS é um dos “mais importantes” para serem discutidos no mundo contemporâneo, já que a sociedade do século 21 passa por um dilema real entre produção, consumo, renda e preservação ambiental.
“A estratégia de se produzir e consumir exponencialmente como única solução para a riqueza, bem estar e distribuição de renda diz respeito às crenças do século 20 e está frontalmente questionada. O conceito de sustentabilidade e desenvolvimento sustentável correspondem a uma nova necessidade em nossa civilização, provocados pela explosiva combinação de superpopulação e superconsumo”, salienta o especialista. Tezza ressalta, ainda, que a convicção que se tinha de que recursos naturais são inesgotáveis é completamente equivocada. “Com mais de sete bilhões de pessoas na terra e um modelo consumista exacerbado ainda vigente, é notória a necessidade de reorganizar a estratégia.”
Parcerias
No ODS 17, “Parcerias pelas metas”, que também indica e determina parâmetros financeiros de apoio dos países desenvolvidos aos em desenvolvimento, a essência é que as empresas, indústrias, negócios e pessoas tenham uma visão mais horizontal das relações, evitem ações desintegradas e busquem integração. “No mesmo espírito de unificar o esforço sobre desenvolvimento sustentável deve estar contida a noção de que as ações precisam ser realizadas por redes articuladas. As relações de poder estão se transformando no ambiente de produção e consumo. Isso é notório e está impondo desafios complexos as empresas acostumadas a um modelo muito mais impositivo”, aponta Tezza.
Inscrições
Para assistir ao debate pessoalmente, inscreva-se aqui
Quem vai assistir pela internet, é preciso fazer a inscrição prévia aqui.
Depois, no dia, é só clicar aqui.
A recomendação é que os espectadores da web testem áudio e vídeo com antecedência em: http://webcast.pr.gov.br/help.html. É recomendável usar o Internet Explorer ou Firefox como navegador.
O Sesi e o ODS
Desde 2004, o Sesi no Paraná lidera no estado o trabalho de divulgação, mobilização e acompanhamento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Os 10 anos de trabalho tornaram o Sesi referência e, desde 1015, com a aprovação da Agenda 2030 da ONU, encabeça a promoção dos ODS no Paraná.