Uma nova economia em nossas mãos

Recentemente o Sesi no Paraná, em parceria com o Cifal Curitiba, promoveu a primeira edição do Encontro das Empresas Signatárias do Pacto Global – ODS na Indústria, com o tema: “Qual a importância dos ODS para os negócios?”. Representantes de empresas signatárias do Pacto Global, entre elas o Sistema Fiep, ouviram o relato de empresários […]

Recentemente o Sesi no Paraná, em parceria com o Cifal Curitiba, promoveu a primeira edição do Encontro das Empresas Signatárias do Pacto Global – ODS na Indústria, com o tema: “Qual a importância dos ODS para os negócios?”. Representantes de empresas signatárias do Pacto Global, entre elas o Sistema Fiep, ouviram o relato de empresários que já colocaram os ODS em prática nas suas empresas e como eles impactaram os negócios, os colaboradores e a comunidade positivamente. Entre os participantes estavam a secretária executiva da Rede Brasil do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), Beatriz Martins Carneiro, o diretor do Programa de Desenvolvimento Local do UNITAR (Instituto das Nações Unidas de Treinamento e Pesquisa), Alex Mejia e o coordenador-geral para o Desenvolvimento Sustentável do Ministério das Relações Exteriores (MRE), Mario Mottin.

Agenda 2013

Lançada no ano passado, a Agenda 2030 traz 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e 169 metas em áreas de extrema importância que abrangem pessoas, planeta, prosperidade, paz e parceria. Ela pode e deve ser implantada por todos, em instituições de todos os tamanhos. Como destacou Beatriz Martins Carneiro durante o evento, os ODS são a espinha dorsal das empresas, tanto internamente quanto para os negócios, para a transição para uma nova economia, com menos desigualdade e impacto ambiental. A seguir, confira mais ideias compartilhadas durante o encontro.

Repense seus processos: os negócios precisam de uma nova forma, mais sustentável e gerar menos impacto social e ambiental. Para isso, as empresas devem olhar para si mesmas e repensar os seus processos.

Controle os fluxos ilícitos: hoje a evasão de dinheiro chega a quase 800 bilhões de dólares, por isso, os países precisam reduzir a lavagem de dinheiro e a sonegação de impostos para que os governos tenham dinheiro para implementar a Agenda 2030.

Faça parcerias: desenvolver ideias em conjunto é essencial para pensar em produtos e soluções inovadoras, para crescer com sustentabilidade e gerar empregos dignos.

Foque no local: apesar de a Agenda ser global, é preciso voltar o negócio para os atores locais.

Consumo responsável: de acordo com estimativas da ONU, se continuarmos com os mesmos padrões de consumo, precisaremos de três planetas em 2050.

Inspire-se: atualmente, negócios de diferentes segmentos fazem ações para atingir os 17 ODS.

Inicie sua ação: para começar, entenda o que são os ODS; defina os mais impactantes para o seu negócio; estabeleça metas; integre ações e trace uma estratégia de comunicação em linguagem global.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR