Alunos do Colégio Sesi Internacional de Maringá consagram-se entre os melhores no Desafio Nacional Acadêmico 2016

Entre 825 equipes de todo o Brasil, a Pé Vermelho ficou em 5º lugar nacional e em 1º entre as paranaenses

Douglas Katuragi Junior, Guilherme Murilho, Matheus Moreira, Pedro Sanchez e Rogério Pinhelli, alunos do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Sesi Internacional de Maringá, com o professor de física Fábio Antônio Ferreira Viudes como tutor, formaram a equipe Pé Vermelho para participar do Desafio Nacional Acadêmico (DNA) 2016. O maior desafio de conhecimento realizado pela internet acontece há dez anos. Fundamentado na filosofia pedagógica WebQuest, é uma excelente oportunidade para, com criatividade, exercitar a liderança, o trabalho em equipe, o espírito empreendedor, adquirindo conhecimento.

Funcionando como um jogo virtual, apresenta 110 desafios mais quatro tarefas extras surpresas em 10 áreas de conhecimento: meio ambiente, música, curiosidades, atualidades, idiomas, história, tecnologia, esportes, raciocínio lógico e Direito. Todos os desafios devem ser resolvidos em 36 horas – a equipe que não conseguir, está automaticamente desclassificada. A equipe Pé Vermelho decifrou as 110 questões em 8 horas. No total, 825 equipes de todo o Brasil chegaram ao enigma final, que deveria ser solucionado em até 6 horas.

A equipe do Colégio Sesi Internacional de Maringá terminou a tarefa em apenas 17 minutos, ficando em 5º lugar na classificação geral e consagrando-se como a número 1 entre as equipes paranaenses. Para o professor Fábio Antônio Ferreira Viudes, os alunos conseguiram resolver o enigma tão rápido, mesmo sendo a primeira vez que participaram do DNA, porque estão habituados em trabalhar em equipe. “Foi um reflexo de como trabalham na escola: em equipe, dividindo tarefas”, afirma o tutor. Para Rogério Pinhelli, um dos integrantes da Pé Vermelho, a metodologia da escola certamente ajudou durante o desafio. “No colégio, as equipes são de cinco pessoas, assim como no DNA, então nós sabíamos como trabalhar”, diz.

Denominada Oficinas de Aprendizagem, a inovadora metodologia do Colégio Sesi traz entre as vantagens estudantes mais proativos e conscientes de suas responsabilidades, que sabem trabalhar em equipe e pesquisar. Com turmas serem interseriadas a partir do Ensino Médio e conteúdo interdisciplinar, estimula a integração e o respeito na escola, preparando os indivíduos para a vida e para o mercado de trabalho.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR