Senai lança cursos focados em sustentabilidade

Objetivo é conscientizar alunos e trabalhadores da indústria para os princípios que refletem as prioridades da sociedade

No mês em que se comemora e se enfatiza a preservação do meio ambiente, estudantes e profissionais interessados em agregar conhecimentos sobre sustentabilidade no meio ambiente e outras áreas de atividade, o Senai lança a Coleção Senai Sustentabilidade. O lançamento ocorre nesta quarta-feira (14), com a oferta de cinco cursos de 20 horas cada, que podem ser feitos por alunos matriculados no Senai, Sesi, trabalhadores da indústria e para qualquer pessoa da comunidade a partir de 14 anos de idade.

Toda a coleção é voltada para a Iniciação Profissional, sendo composta dos seguintes cursos: Sustentabilidade Ambiental, Sustentabilidade na Segurança Laboral, Sustentabilidade na Diversidade, Sustentabilidade Social e Sustentabilidade Econômica. O Paraná é o único estado que oferece esses cursos de iniciação profissional, conforme explica Adriana Mattei, da gerência de Educação Profissional do Senai no Paraná.

De acordo com Adriana, os cursos surgiram da necessidade de conscientização dos princípios de sustentabilidade aos alunos: atuação ambientalmente correta, socialmente justa, economicamente viável, equitativamente diversa e laboralmente segura. “Esses princípios refletem as prioridades da sociedade atual, preconizados e adotados no Senai Paraná. Dessa forma, em um encontro da efetiva formação para um mundo mais sustentável, foi elaborada essa coleção composta por cinco cursos”, explica.

A divisão desse tipo de ensino em cinco cursos foi necessária, segundo Adriana, devido aos pilares de sustentabilidade levados em conta pelo Senai e que são prioridades na sociedade. “Para cada pilar foi elaborado um curso”, completa.

O lançamento da Coleção Senai Sustentabilidade ocorre nesta quarta-feira, no auditório do bloco 2 do Instituto Senai de Tecnologia em Meio Ambiente e Química, que fica na unidade CIC (Cidade Industrial de Curitiba) do Senai.

Os interessados nos cursos, que são gratuitos e totalmente a distância, podem fazer a inscrição nas unidades do Senai em todo o estado. Ao fazer a inscrição, os alunos recebem as cartilhas de apoio, tendo um prazo máximo de 30 dias para realizar o curso. Após a realização do estudo, os participantes devem preencher uma ficha de avaliação, recebida junto com o livro, e devolvê-la na mesma unidade que a entregou. A ficha será corrigida e se o aproveitamento do aluno for igual ou superior a 60%, ele receberá o certificado de Iniciação Profissional.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR