Edital recebe projetos para desenvolvimento de protótipos inovadores na indústria

Parceria do Sebrae com o Senai no Paraná garante verba e estrutura de laboratório em Maringá para empresas desenvolverem suas ideias

Empresas do Paraná que possuam ideias e projetos inovadores podem concorrer a uma fonte de recursos para o desenvolvimento de protótipos. Estão abertas as inscrições para o Edital Sibratecshop, uma parceria entre o Sebrae, o Senai no Paraná, e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). As indústrias interessadas no desenvolvimento de seus projetos que tiverem a inscrição aprovada, poderão utilizar a estrutura do Laboratório Aberto do Senai em Maringá, Noroeste do estado, para desenvolver o protótipo. O prazo é curto e as empresas terão até o dia 30 de julho para encaminhar suas propostas de trabalho ao Sebrae PR.

O edital disponibilizará em torno de 600 mil reais de subsídio financeiro para micro e pequenas empresas, microempreendedores individuais e produtores rurais  do Paraná, com inscrições de acordo com o edital disponível no site.

O Instituto Senai de Tecnologia em Metal Mecânica, com o Laboratório Aberto em Maringá, será a entidade executora: vai gerenciar a execução  dos projetos, conforme explica a analista técnica da incubadora do Senai, Priscila Tie Assahida.

O objetivo é apoiar o desenvolvimento de protótipos para testes e ensaios de novos produtos, processos e serviços inovadores. Os projetos podem contemplar horas técnicas de profissionais do Laboratório Aberto do Senai, horas máquina e até 70% do valor total em matéria-prima, insumos e componentes para protótipo, totalizando o valor máximo de R$ 25 mil por projeto. Cada empresa poderá participar com até três projetos este ano.

Incrições

As inscrições estão abertas desde 30 de maio. Filipe Cassapo, Gerente do Senai Centro Internacional de Inovação, diz que é recomendável que os empresários interessados em utilizar a verba e a estrutura do laboratório façam a inscrição o quanto antes. “Quanto mais cedo o projeto for inscrito, mais a empresa aumentará suas chances de acesso ao recurso e ao laboratório rapidamente”.

Os interessados que entregarem o projeto até 30 de junho, por exemplo, poderão dispor da verba e da estrutura do laboratório a partir de 15 de julho. Isso é importante, segundo Priscila, porque os protótipos precisam estar prontos até o dia 30 de novembro de 2016. “A ideia é que os participantes conversem com os responsáveis pelo laboratório de Maringá e enviem os projetos pelo e-mail sibratecshop@pr.sebrae.com.br, com base nos modelos do anexo I, II e III”.

“Se for aprovado o projeto, a divulgação será por meio do site do programa e enviado por e-mail a todas as empresas”, diz Priscila.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR