Carta da Indústria Paranaense

O Brasil vive um novo momento. As recentes mudanças no cenário político nacional fazem ressurgir sinais de esperança quanto ao futuro do país. Nesse período de transformações atravessado pelo Brasil, a indústria paranaense vem a público manifestar seu posicionamento em relação aos seguintes pontos: • APOIO A REFORMAS: Início imediato da implementação de reformas estruturantes. […]

O Brasil vive um novo momento.

As recentes mudanças no cenário político nacional fazem ressurgir sinais de esperança quanto ao futuro do país. Nesse período de transformações atravessado pelo Brasil, a indústria paranaense vem a público manifestar seu posicionamento em relação aos seguintes pontos:

• APOIO A REFORMAS:
Início imediato da implementação de reformas estruturantes. O país precisa encarar com seriedade as reformas política, das relações trabalhistas, previdenciária e tributária – esta, contemplando desde já uma simplificação do sistema e a suspensão de novas obrigações acessórias.

• REDUÇÃO DO TAMANHO DO ESTADO:
Envolvendo os três poderes – Executivo, Legislativo e Judiciário –, com a implantação de um programa efetivo de corte de despesas, tanto pela otimização de pessoal quanto pelo fim de vantagens e privilégios a determinados servidores, que devem usufruir dos mesmos direitos garantidos a qualquer outro trabalhador.

• NOVO MODELO DE GOVERNANÇA PÚBLICA:
Em que o Estado tenha papel de indutor do desenvolvimento, por meio de políticas públicas que garantam um ambiente favorável aos negócios e ao empreendedorismo, deixando a execução de projetos a cargo da iniciativa privada, que possui mais agilidade e competência técnica.

• RESPONSABILIDADE DO LEGISLATIVO:
O Congresso Nacional tem papel fundamental na reconstrução do país. Ele deve desempenhar efetivamente seu papel constitucional de representante da população brasileira, deixando de pautar suas ações por interesses político-partidários e colocando na agenda temas que atendam aos anseios da sociedade. A mesma postura deve se disseminar para estados e municípios, nas Assembleias Legislativas e Câmaras de Vereadores.

• COMBATE À CORRUPÇÃO:
Apoio irrestrito a toda e qualquer ação de combate à corrupção, como a operação Lava Jato e outras em andamento no país, e aos órgãos responsáveis por elas, como Polícia Federal, Justiça Federal e Ministério Público Federal.

• CONTINUIDADE DA MOBILIZAÇÃO PÚBLICA:
Em uma grande prova de cidadania, a sociedade brasileira mostrou sua insatisfação com a maneira como o Brasil vinha sendo conduzido. É preciso que a sociedade se mantenha mobilizada, com a força da união, em busca de um país melhor.

A Fiep seguirá vigilante para que os interesses da indústria e da sociedade paranaenses sejam atendidos. Cobraremos o governo e nos colocaremos à disposição para colaborar com a construção de medidas efetivas para a retomada do desenvolvimento do Brasil. O momento é de reconstrução. O país precisa ser passado a limpo e não podemos desperdiçar mais uma oportunidade de pavimentar um caminho que nos leve a um futuro próspero e condizente com nosso enorme potencial.

É hora de transformar o Brasil!

Edson Campagnolo
Presidente do Sistema Fiep

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR