Celebração da Semana da Indústria em Cascavel destaca importância do associativismo

Empresários da região Oeste homenageados pela Fiep nesta quarta-feira (18) sempre se dedicaram ativamente ao trabalho de sindicatos e associações empresariais

A importância do associativismo como forma de impulsionar o crescimento industrial e o desenvolvimento econômico e social das comunidades foi ressaltada com as homenagens prestadas pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) nas comemoração da Semana da Indústria 2016 na região Oeste. Na solenidade realizada em Cascavel, na noite desta quarta-feira (18), a entidade reconheceu o trabalho de empresários que, além de se destacarem por sua atuação em suas empresas, dedicam boa parte de seu tempo ao crescimento coletivo de seus setores.

Confira mais fotos da solenidade

Assim como ocorre em todas as cidades por onde a programação da Semana da Indústria vem passando desde segunda-feira, no Oeste foram homenageados três empresários da região. Eliseu Avelino Zanella e Eugênio Rossato receberam a medalha do Mérito Industrial. Já o título de Benemérito da Indústria foi entregue à família de Elcir João Carlos Neis. Em comum, todos têm suas trajetórias marcadas pela participação ativa em sindicatos industriais, Arranjos Produtivos Locais (APLs) e associações comerciais de seus municípios.

Para o presidente do Sistema Fiep, Edson Campagnolo, o exemplo desses empresários, que sempre buscaram a união de seus setores para a superação de dificuldades comuns, serve de inspiração especialmente neste momento de crise vivido pelo país. “O momento que o país atravessa é de contribuição, é de união. A indústria é uma engrenagem que precisa ser movimentada. Precisamos superar as dificuldades, os obstáculos, olhar para frente e acreditar”, disse, acrescentando ainda que o associativismo, com as indústrias caminhando juntas, é fundamental para que isso aconteça.

Campagnolo também afirmou que essa união será necessária para reverter o cenário recessivo brasileiro. Neste ano, a previsão é de mais uma queda acentuada nos resultados do Produto Interno Bruto (PIB) do país. “Temos seis meses para reverter esse quadro. Vamos acreditar nesse governo que está entrando e dar um voto de confiança, criando um ambiente de otimismo para que a gente possa transformar o Paraná e o Brasil em um grande celeiro de oportunidades”, declarou.

A importância da união dos empresários foi destacada também pelo vice-presidente da Fiep e presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Oeste do Paraná (Sinduscon-Oeste), Edson José de Vasconcelos. “A noite de hoje é dos homenageados”, afirmou. “E o importante dessa homenagem não é premiar o empresário mais eficiente, mas aquele que divide seu tempo na empresa com seu tempo para o associativismo”, completou.

As comemorações da Semana da Indústria 2016, que além de Cascavel já ocorreram também em Irati e Pato Branco, prosseguem com solenidades em Cianorte, no Noroeste, na quinta (19); e em Londrina, no Norte, na sexta (20). A programação se encerra na próxima segunda (23), em Curitiba, reunindo empresários da capital e região metropolitana.

Saiba mais sobre os homenageados do Oeste:

Eliseu Avelino Zanella – Pós-graduado em Economia, bacharel em Direito e Ciências Econômicas e técnico em Contabilidade. Atuou como contador em várias empresas. Em 1989, fundou a Zanella Plásticos Ltda. E, em 1999, fundou a Indústria de Plásticos Eliza Ltda. Dirige as duas empresas, que têm sede em Cascavel.

Foi fundador do Sindicato das Indústrias Mecânicas e Metalúrgicas do Oeste do Paraná (Sindimetal Oeste), em 1988. Atualmente, é presidente do Sindimetal. É também vice-presidente do Sindicato da Indústria de Material Plástico no Estado do Paraná (Simpep). Fundou a Associação Profissional das Indústrias Mecânicas e Metalúrgicas e de Materiais Elétricos de Cascavel, em 1986. Foi diretor da Associação Comercial e Industrial de Cascavel (Acic), de 1986 a 1987.

Integrou o Conselho Deliberativo da Coordenadoria Regional da Fiep em Cascavel, de 1995 a 2002, e atuou como coordenador regional de 2003 a 2007. Foi vice-presidente da Fiep de 2003 a 2007 e atualmente integra a diretoria da Federação.

“É uma honra receber essa homenagem, que é fruto de muitos anos de dedicação e trabalho duro que mantive em toda a minha vida”, disse Zanella, fazendo questão também de compartilhar o reconhecimento com a família. “Agradeço a quem esteve ao meu lado, ajudando a conquistar tudo o que conquistei. Desde pequeno aprendi com meus pais a importância do trabalho para vencer na vida”, completou.

Eugênio Rossato – Natural de Júlio de Castilhos (RS), é tecnólogo em Cooperativismo, formado pela Universidade Federal de Santa Maria (RS). É sócio fundador da Paraíso Moda Bebê. A indústria, com sede em Terra Roxa, tem 25 anos de fundação. É especializada em confecção para bebês, emprega 323 trabalhadores e é uma das maiores indústrias brasileiras do segmento, com atuação em todo o território nacional. Seus produtos são comercializados em mais de 5 mil lojas do País.

A Paraíso é reconhecida no mercado como referência em moda bebê, com destaque para o alto padrão de qualidade, design e inovação de seus produtos.   A equipe de criação viaja frequentemente para grandes centros mundiais da moda buscando as tendências mais atuais para inspirar as novas coleções.

Eugênio Rossato é também proprietário da indústria Paraíso Bordados. Preside o Sindicato das Indústrias do Vestuário do Oeste do Paraná (Sindiwest), que tem sede em Cascavel e representa indústrias de 54 municípios da região. O empresário é coordenador do Arranjo Produtivo Local (APL) de Terra Roxa e integra o Conselho Temático do Setor Têxtil e a diretoria da Fiep.

Ao receber a homenagem, Rossato agradeceu os colaboradores de suas empresas e empresários do APL. E também destacou os desafios que precisou superar em sua trajetória como empreendedor. “Ser empresário é um desafio. Mesmo com todas as dificuldades que nós encontramos, estamos ativos, gerando empregos. Temos que ter esperança, coragem e seguir unidos para não nos entregarmos no meio do caminho”, declarou.

Elcir João Carlos Neis – Nasceu em Farroupilha (RS), em 1942. Muito cedo, ainda na infância, começou a trabalhar em gráfica, no setor de tipografia, no Rio Grande do Sul. Aos 18 anos, trabalhou em jornal em Caxias do Sul. Logo em seguida, mudou-se para Medianeira, no Oeste do Paraná, onde abriu uma pequena gráfica. Em 1963, aos 21 anos de idade, foi convidado por Wilson Joffre para assumir a gerência do Jornal Diário do Oeste, onde permaneceu até 1969.

Neis foi um pioneiro em sua área de atuação. Em 1970, fundou a Gráfica Igol, primeira gráfica a fazer impressos no sistema off-set da região. A empresa hoje é administrada pelos filhos do empresário. Em 1977, Neis lançou a Revista Imagem, primeira revista regional impressa na região.

O empresário teve atuação relevante em entidades representativas e sociais. Participou da fundação e direção da Associação Comercial e Industrial de Cascavel (Acic), da Sociedade Rural do Oeste do Paraná e do Cascavel Country Club. Foi associado fundador do Sindicato das Indústrias Gráficas do Oeste do Paraná (Sindgraf), em 1992. O empresário dedicou-se também a obras sociais. De 1977 a 1980 foi vice-presidente do Recanto da Criança, entidade que abriga crianças carentes com sede em Cascavel.

A homenagem a Elcir Neis foi recebida por sua esposa Iolanda, pelo filho João Claudio e os netos Joana e Otávio. “Agradeço pela lembrança do nome de meu pai, aos sindicatos que fizeram a indicação e à Fiep pela homenagem”, afirmou João Claudio.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR