Durante a abertura do 2° Simpósio Brasil-Alemanha em Meio Ambiente Urbano e Industrial, que começou nesta terça-feira (5), em Curitiba, representantes do Senai no Paraná, da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da Universidade de Stuttgart, na Alemanha, realizaram a assinatura do edital de seleção de dupla diplomação para os alunos do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente Urbano e Industrial (PPGMAUI) para turma 2016-2018, com as inscrições abertas do dia 4 a 29 de abril. Com isso, os candidatos que cumprirem os requisitos poderão aproveitar a dupla diplomação tanto pelas instituições do Brasil quanto do país europeu.
O diretor do Senai no Paraná, Marco Secco, destacou que a preocupação ambiental é um tema recorrente no meio industrial e que se intensificou a partir da década de 1980. Para ele, os resultados da parceria entre as instituições de ensino são “uma experiência de sucesso, fruto do trabalho dos professores”. “O Senai tem uma grande rede de institutos de tecnologia e inovação e o Instituto de Tecnologia em Meio Ambiente e Química é um deles, que segue nessa linha”, disse, sobre a preocupação com o ensino na área ambiental.
A assinatura do edital é mais uma etapa na consolidação da educação entre as três instituições e que possibilita o intercâmbio de conhecimento entre Brasil e Alemanha na área do Meio Ambiente, segundo a professora Daniela Neuffer, da Universidade de Stuttgart. “É uma solidificação da parceria”, diz.
O reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, disse que com a assinatura do edital, a mudança de comportamento da sociedade na questão ambiental dá um passo importante. “Estamos muito preparados para fazer essa mudança em conjunto. Com a nova assinatura, isso fica mais forte”. O reitor ainda elogiou a parceria com a instituição alemã e com o Senai. “É uma visão de alianças estratégicas, na qual as três entidades trazem demandas para serem resolvidas pela sociedade”.
Outras informações sobre o mestrado estão na página www.ppgmaui.ufpr.br
Simpósio
Esta é a segunda edição do Simpósio Brasil-Alemanha em Meio Ambiente Urbano e Industrial – a primeira foi realizada em 2014. O tema desta edição é Resíduos Sólidos: minimização e valorização. Durante o lançamento do simpósio, Daniela usou um slogan ‘Lixo que não é lixo’, tradicional da campanha pela separação de resíduos orgânicos e recicláveis, para dizer que, “na verdade, lixo não é lixo”, ao falar da importância de se debater o tema de resíduos sólidos.
O diretor do Senai no Paraná concordou com Daniela sobre o tratamento desses resíduos. “O que é problema para alguns é a solução para outros. O que é lixo para uns, pode virar insumos para outros”.
As palestras e minicursos do simpósio, que começou na terça-feira, se estendem até a tarde de quinta-feira (7) e acontecem no Campus da Indústria da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), em Curitiba. Mais informações sobre o simpósio estão disponíveis na página http://www.prppg.ufpr.br:8080/2sbamaui/inicio