
Em passagem pelo Brasil, um grupo da Kennesaw State University, de Atlanta, nos Estados Unidos, se concentra nesta semana em Curitiba para diversas atividades sobre a cultura e os negócios da cidade. Parceiros do Cifal Atlanta (Centro Internacional de Formação de Atores Locais para América Latina), os alunos e professores aproveitam para conhecer o Sistema Fiep e as atuações que a entidade lidera no Paraná. Na programação, visita ao Colégio Sesi, aos campus do Sistema e palestras que explicam como age a Federação.
Na manhã desta quarta-feira (30), a comitiva esteve em reunião no Campus da Indústria para assistir à apresentação das áreas de atuação do Sistema Fiep e do Cifal Curitiba. Os 14 presentes mostraram grande interesse nos projetos que o órgão desenvolve frente aos 17 objetivos do milênio e quiseram saber de que forma Curitiba, o Sistema Fiep e o Cifal Curitiba trabalham para atingir as metas estabelecidas. Entre os assuntos mais questionados, estavam a sustentabilidade, a educação, a saúde e a responsabilidade social.
O Ph.D. em antropologia, Kenneth M. Williamson, vê o Brasil como uma das lideranças em responsabilidade social, especialmente no que diz respeito ao movimento negro. O professor, que já morou em Salvador (BA) há 20 anos, relata que o Brasil evolui muito nessa discussão com o passar dos anos de forma que hoje está à frente de vários países do continente americano.
Para a estudante Skylar Jackson, o sistema de saúde do Brasil chamou a atenção, principalmente sobre os planos de saúde e a realidade do setor na gestão pública do país. A jovem, assim como as demais colegas, também repararam que São Paulo e Curitiba – cidades visitadas até agora – são lugares em que a frota de carros é bastante alta quando comparada à Atlanta
Para a gerente de desenvolvimento do Sesi Paraná, Maria Christina Rocha, essa parceria entre os Cifal é importante para a troca de conhecimento entre os públicos. “Hoje, pudemos discutir assuntos diversos do nosso campo de trabalho, de modo que aprendemos com a realidade americana assim como eles aprederam com a nossa”, analisa. “O destaque e o interesse que os ODM tiveram expõe nossas virtudes e os pontos em que podemos melhorar. As experiências de fora nos norteiam para que cumpramos nossos objetivos”, finaliza Maria Christina.
A comitiva americana fica em Curitiba até o final da semana. Os integrantes conhecerão diversos pontos turísticos da cidade, além de assistirem a palestras em outras universidades. Depois do Paraná, o grupo segue para Florianópolis e termina a passagem pelo Brasil no Rio de Janeiro.
Por William Saab