Senai: 73 anos investindo para transformar
Manter a posição como a melhor instituição em Educação Profissional e Tecnológica, e caminhar para ser em um futuro muito próximo também um modelo nacional em Tecnologia e Inovação. Mais que metas para os próximos anos, esses objetivos compõem os pilares do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, o Senai, que completou neste sábado (12) 73 […]
Manter a posição como a melhor instituição em Educação Profissional e Tecnológica, e caminhar para ser em um futuro muito próximo também um modelo nacional em Tecnologia e Inovação.
Mais que metas para os próximos anos, esses objetivos compõem os pilares do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, o Senai, que completou neste sábado (12) 73 anos no Paraná.
O Senai é uma das quatro instituições que formam o Sistema Fiep, junto com a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Serviço Social da Indústria (Sesi) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL).
Ao longo dessas sete décadas de atuação, o Senai teve um papel fundamental para a indústria do estado e se tornou referência na formação de profissionais para o setor industrial. No entanto, tão importante quanto a caminhada realizada até aqui, é o papel que vai continuar desempenhando para impulsionar o setor nos próximos anos, junto a parceiros nacionais e internacionais.
Com os pés na história, mas os olhos no futuro, investimentos estão sendo realizados para a implantação de 8 institutos Senai de Tecnologia e Inovação. O complexo reforça o propósito da instituição em prestar todo o apoio necessário para que a indústria se torne cada vez mais competitiva e contribua com o desenvolvimento do Paraná e do Brasil.
Estrutura
O Senai no Paraná conta atualmente em sua estrutura com 51 unidades fixas e mais de 300 móveis, distribuídas pelo estado. Com a oferta de cursos de Iniciação Profissional, Aprendizagem Industrial, Qualificação Profissional, Técnicos, e Aperfeiçoamento Profissional nas modalidades presencial ou a distância, além de cursos superiores em graduação tecnológica e pós-graduação, a instituição realizou no ano passado 320 mil matrículas. Um montante de R$ 300 milhões foi destinado para a Educação Profissional. Em seus mais de 70 anos, o Senai no Paraná já formou cerca de 50 mil estudantes nos cursos técnicos da instituição.
E com o compromisso de acompanhar as necessidades de modernização, a entidade também presta apoio às indústrias, com seus institutos de Tecnologia e Inovação, oferecendo serviços técnicos e tecnológicos como consultorias e ensaios laboratoriais industriais. Em 2015, R$ 31 milhões foram investidos em tecnologia e inovação e em 15 laboratórios metrológicos, que integram o complexo tecnológico e são dedicados a áreas exclusivas para atender as regiões onde estão instalados, e a toda a rede Senai. Essa rede se transforma na maior cadeia privada de laboratórios do Brasil, alicerçada no sistema de gestão da qualidade, com laboratórios acreditados.