Alemães buscam referências de mercado e de cultura em módulo de ensino no Paraná

O grupo da Universidade de Steinbeis está em Curitiba participando da especialização profissional do IEL

Vinte de cinco alunos da universidade de Steinbeis, na Alemanha, tiveram nesta segunda-feira (15) sua primeira aula na especialização em Gestão e Planejamento Empresarial, interessados sobretudo na cultura brasileira e nas possibilidades de networking no Brasil. O grupo é formado por profissionais entre os 24 e 28 anos, que trabalham no mercado alemão –  majoritariamente em indústrias com atuação no Brasil.  Eles são alunos do mestrado em Gestão Internacional da Universidade de Steinbeis e, durante três semanas, ficarão no Paraná para obter também a certificação na Especialização em Gestão e Planejamento Empresarial, pela Escola de Negócios da Faculdade da Indústria IEL (Instituto Euvaldo Lodi).

Acesse a galeria de fotos

Durante a aula inaugural, os alemães demostraram que a atual crise no Brasil não é motivo de grande preocupação para as grandes indústrias já instaladas no país. “Atualmente nosso foco é o oriente, mas acreditamos que o Brasil também pode ser um mercado potencial”, disse uma das alunas, que atua em uma multinacional do setor de embalagens da Alemanha. A forma de fazer negócios no Brasil também se revelou um tema de interesse para boa parte da turma.  “Temos uma sede no Brasil, em Blumenau, e estamos em busca de mais referências para melhorar nossos processos aqui, onde podemos ter uma atuação maior”, disse um dos participantes.

Para o superintendente da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) e gerente do Centro Internacional de Negócios (CIN) da Fiep, Reinaldo Tockus, a apresentação dos alunos demonstrou que eles têm interesse e curiosidade em relação ao mercado nacional. “A cooperação que mantemos entre Sistema Fiep e a Alemanha há 30 anos nos torna conhecedores da realidade da indústria alemã e, com isso, de algumas necessidades e interesses de seus profissionais. Queremos que este programa no Brasil possa ser decisivo para as carreiras e o encaminhamento destes jovens profissionais”, disse o superintendente.

A programação do módulo no Brasil está dividida entre aulas teóricas sobre mercado e economia, práticas culturais e visitas a empresas em Curitiba e Maringá. Em Curitiba, os alunos vão visitar a fábrica do Grupo Boticário e em Maringá, a Coca-Cola, a empresa de gás e energias renováveis BSBIOS, a Cocamar e a indústria de roupa íntima Recco. Na programação cultural estão incluídas práticas de capoeira e futebol. Logo após a aula inaugural, a turma assistiu a uma palestra, com o diretor da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha, Andreas Hoffrichter, no Campus da Indústria da Fiep. Durante a palestra, ele falou sobre os aspectos culturais das organizações brasileiras, competências-chave nas relações entre Brasil e Alemanha, visão geral e cenários.

Esta é a quinta turma que o IEL recebe no Paraná, desde que firmou parceria internacional com a School International Business and Entrepreneurship (SIBE) da Universidade de Steinbeis, da Alemanha, em março de 2014. Da parceria entre as instituições de ensino, alunos brasileiros também já foram para a Alemanha. A experiência mais recente foi em agosto de 2015, com os alunos da especialização LLM em Direito Empresarial Aplicado.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR