Fiep aberta ao diálogo com prefeitos eleitos do Paraná

Presidente Edson Campagnolo afirma que parcerias entre o Sistema Fiep e municípios podem contribuir com o desenvolvimento econômico e social do Estado

Publicado nos principais jornais do Paraná, em 04 de novembro de 2012

Com o encerramento de mais um período eleitoral, no último domingo, o Paraná e o Brasil conheceram todos os prefeitos que administrarão os municípios a partir de 2013. Gestores públicos que terão a responsabilidade de comandar o desenvolvimento de nossas cidades nos próximos quatro anos.

Durante a campanha eleitoral, a Federação das Indústrias do Paraná, por seu caráter apartidário e de independência política, manteve posição de absoluta neutralidade em todas as disputas no Estado. A entidade recebeu os candidatos que a procuraram, mas não se manifestou a favor de qualquer nome ou coligação. Essa foi uma decisão da presidência, com aval de toda a diretoria.

A partir de agora, nos colocamos à disposição dos prefeitos eleitos, independente de partido ou corrente política, para contribuir da melhor forma possível com o desenvolvimento dos municípios paranaenses. O Sistema Fiep, por meio das instituições que o compõem – Fiep, Sesi, Senai e IEL –, já incentiva e dá suporte a uma série de projetos de desenvolvimento local, além de ser parceiro de prefeituras em diversas ações de educação, capacitação profissional, saúde, cidadania, esporte e lazer, entre outras.

A Fiep entende que é nos municípios que o desenvolvimento acontece de fato. Neles é que as políticas definidas em todas as esferas de governo são aplicadas. Isso vem ao encontro de uma das prioridades de nossa gestão, que é a descentralização das ações da entidade, com o objetivo de contribuir com o crescimento econômico e social de todas as regiões do Paraná.

Além de se colocar à disposição para a discussão de parcerias, a Fiep pede aos prefeitos eleitos que assumam a responsabilidade inerente a seus cargos. Com o movimento A Sombra do Imposto, criado em 2010, a Fiep trabalha para conscientizar a sociedade sobre a forma como o dinheiro público é arrecadado e aplicado pelos governos. Em sua terceira fase, iniciada este ano, o movimento aborda um novo tema: os efeitos da corrupção sobre a carga tributária e a qualidade dos serviços públicos.

Atualmente, o Supremo Tribunal Federal, em decisão histórica de condenar os operadores de um grande esquema de desvio de dinheiro público, tem nos dado um exemplo do amadurecimento de nossa democracia e de que a tolerância dos brasileiros com a corrupção está cada vez menor. Mais do que nunca, priorizar a transparência e a correta aplicação dos recursos é um compromisso que deve ser assumido por todos os gestores públicos. Assim, acreditamos que os prefeitos eleitos contribuirão de maneira efetiva para a construção de um Brasil melhor para todos.

Edson Campagnolo
Presidente da Federação das Indústrias do Paraná

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR