Sistema Fiep inaugura novo prédio do Colégio Sesi Boqueirão

Rodrigo da Rocha Loures inaugurou as instalações nesta quinta-feira. O colégio, que abriga 530 alunos, faz parte de uma rede formada por 44 unidades e mais de 11 mil alunos

O presidente do Sistema Fiep, Rodrigo da Rocha Loures, inaugurou nesta quinta-feira (29.09) as novas instalações do Colégio Sesi Ensino Médio do Boqueirão, em Curitiba. A unidade, que começou a funcionar no ano passado, com 195 alunos e que hoje abriga 530 alunos, ganhou prédio moderno, de modelo arquitetônico próprio e condizente com a metodologia de ensino inovadora aplicada no colégio.

“Estou feliz com mais este momento importante para a nossa escola e para o Sistema Fiep”, disse Rocha Loures, no encontro com os alunos, professores e pais, gerentes do Sesi e do Senai. “Estou feliz porque com o Colégio Sesi pude retribuir à sociedade as oportunidades de estudo e formação que tive em minha vida”, afirmou ele.

Criado em 2005, o Colégio Sesi Ensino Médio atendeu a estratégia do Sistema Fiep de investir em educação inovadora e de qualidade para os jovens como caminho para o crescimento sustentável do Estado. A metodologia aplicada é a da “Oficinas de Aprendizagem”. Desenvolvida pela professora Márcia Rigon, a metodologia busca desperat no jovem o empreendedorismo, a criatividade, a autonomia e o espírito crítico.

Hoje, a rede é formada por 44 unidades, com mais de 11 mil alunos em todo o Estado. ”Quando iniciei no Colégio Sesi, minha primeira reação foi a surpresa, pois é totalmente diferente das escolas que estudei e lecionei”, contou a professora Fernanda Cassia dos Santos.

Segundo ela, as outras escolas são silenciosas, porque se baseiam na disciplina e no paradigma da autoridade do professor, que é quem detém e repassa o conhecimento. “No Colégio Sesi os alunos são ruidosos, o que traduz, na verdade, um processo contínuo de  apropriação do conhecimento. A pedagogia do Colégio Sesi busca o desenvolvimento pessoal do aluno, a capacitá-lo para a vida e para o trabalho”, afirmou a professora.    

  O empresário Milton Carlos da Rocha disse que vê no filho, o aluno Tobias, o resultado proporcionado pelo Colégio Sesi. “Essa escola foi um presente de Deus para mim e para o meu filho. Além do ensino médio diferenciado, vibrei quando a escola passou a ofertar o ensino profissionalizante do Senai”, contou ele.

“Conhecimento é tudo na vida, é o único valor que não se perde e ninguém nos toma”, afirmou ele, ao contar que, como empresário, experimentou a falência e pode recomeçar graças à formação técnica profissional. “Vocês estão no caminho certo”, disse ele, dirigindo-se aos alunos. “O Sesi fez uma escola que eu gostaria que os governantes fizessem”, afirmou ele.

O aluno Thomas Henrique Deodato Cardoso, do terceiro ano, também deu seu depoimento. “Aqui me tornei mais comunicativo. Vou levar para sempre na lembrança os meus amigos e professores, que me deram nova direção na vida”, afirmou ele.

 Minoria criativa – Rodrigo Rocha Loures contou que, dada sua própria experiência escolar, com ensino tradicional, sentiu necessidade de buscar alternativa pedagógica, criar espaços para educadores que queriam uma forma de educar diferente. “O Colégio Sesi proporciona aos educadores vocacionados poderem fazer isso da melhor forma. E os resultados são extraordinários. Nossos alunos são mais desembaraçados, mais autoconfiantes, mais livres”, disse ele.

Segundo o presidente do Sistema Fiep, a intenção criar o Colégio Sesi é contribuir para formar uma minoria criativa, com novas ideias, novas formas de fazer as coisas capaz de buscar soluções que melhorem a vida das pessoas.

“Toda sociedade tem de ter um núcleo de vanguarda, que se forma com educação diferenciada. Nossa meta é atender a pelo menos 5% dos jovens paranaenses em idade de ensino médio com este programa de ensino de qualidade”, afirmou ele.

Participaram da solenidade as gerentes do Sesi Maria Aparecida Lopes (Relações com Sindicatos) e Maria Cristhina Rocha (Projetos Estratégicos); o gerente da regional Curitiba/RMC, Ademir Vicente da Silva; o presidente do Sindirepa Paraná, Wilson Bill; a representante do Núcleo Regional de Educação, Sharlene Elias, e do Núcleo Regional do Boqueirão, Ângela Maria Juaí, além dos  gerentes das unidades do Boqueirão, Roberto Sgrott, e de São José dos Pinhais, Marcos Marcondes.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR