
O Senai Paraná recebeu do Ministério da Educação e Cultura (MEC) a autorização oficial para funcionamento da Faculdade de Tecnologia do Senai CIC. A portaria de credenciamento da instituição (nº 1.253) foi publicada no Diário Oficial da União dia 19 de setembro. A autorização dos cursos foi dada pela portaria número 387, publicada nesta segunda-feira, dia 26 de setembro.
Com isso, já no início de 2012, da Faculdade Senai CIC passa a ofertar os cursos superiores em Fabricação Mecânica e em Processos Ambientais. Os dois cursos foram autorizados com conceito máximo do MEC (conceito 5), o que comprova que a faculdade possui completa infraestrutura, com oficinas, laboratórios, biblioteca, corpo docente e projeto pedagógico em níveis de excelência.
“É uma grande conquista, uma notícia a ser comemorada pelo setor industrial do Estado”, diz o diretor regional do Senai-PR, João Barreto Lopes. Esta é a primeira faculdade a receber autorização oficial, de um total sete instituições de ensino superior que o Senai-PR implanta no Estado, todas já com avaliações positivas do MEC e com processo de solicitação de credenciamento concluído.
O diretor regional ressalta que a formação superior ofertada pelo Senai-PR é voltada, exclusivamente, ao atendimento da demanda das indústrias. “Nossa entidade, que já é referência em qualidade de formação profissional inicial e continuada, avança mais um importante patamar, passando a formar para as indústrias profissionais de nível superior, de conhecimento mais apurado”, afirma Barreto.
Além da CIC, estão já preparadas as Faculdades Tecnológicas de Telêmaco Borba, com cursos superiores em Papel e Celulose e em Automação Industrial; a do Cietep (Curitiba), que ofertará cursos em Controle de Obras e Design de Moda; a de Cascavel, que formará tecnólogos em Manutenção Industrial e Gestão da Produção Industrial; a de Toledo, com formação em Alimentos; a de Londrina, que ofertará formação superior em Fabricação Mecânica e Manutenção Industrial, e a de Maringá, com Controle de Obras e Alimentos.
Alunos – Para o diretor de Operações do Senai-PR, Marco Secco, a atuação no ensino superior representa uma conquista, também, para os alunos da entidade. “Vamos poder atendê-los em todas as etapas da formação profissional, desde a inicial até a superior, com a experiência e a qualidade de ensino reconhecida no mercado”, afirma ele.
Os egressos dos cursos de formação inicial e continuada e dos cursos técnicos do Senai-PR formam o público alvo da Faculdade de Tecnologia. “Eles vêm acompanhando de perto todo o processo de implantação das nossas instituições de ensino superior, demonstrando interesse em voltar ao Senai para complementar a formação profissional”, explica a gerente de Educação, Rosane Lara.
Segundo ela, a partir da autorização do MEC, inicia a etapa operacional para o funcionamento da Faculdade Tecnológica da CIC, o que envolve a definição de prazos para o processo seletivo, início dos cursos e do calendário escolar. “A previsão é que as aulas iniciem em fevereiro do próximo ano”, afirma Rosane.