Sistema Fiep lança Rotas Estratégias para o setor da construção civil

Lançado no Encontro Nacional de Inovação para a Construção Civil, em Foz do Iguaçu, estudo indica ações para preparar o setor para os desafios futuros

O Sistema Fiep, por meio dos Observatórios Sesi/Senai/IEL, lançou nesta quinta-feira (22) o projeto “Rotas Estratégicas para a Construção Civil – 2020”. O lançamento foi durante o Encontro Nacional de Inovação para a Construção Civil (Eninc), que acontece em Foz do Iguaçu, promovido pelo Sinduscon com apoio da Fiep. O projeto aponta ações necessárias para que o setor se desenvolva, enfrente os desafios futuros e chegue em 2020 em condições de competitividade no mercado, com sustentabilidade.

“Este estudo é a nossa contribuição ao setor. Estamos trabalhando com a perspectiva de 2020 para preparar o setor para os desafios que vêm pela frente”, destacou Edson Campagnolo, presidente eleito da Fiep, que participou da abertura do evento, na noite de quarta-feira (21). Falando a empresários da construção civil, Campagnolo destacou a relevância do setor. “Vocês têm uma responsabilidade muito grande e importante. Contribuir para a concretização do sonho da família brasileira, que é a casa própria”, disse, acrescentando que o momento é favorável e que o tema ganha cada vez mais força no Brasil.

O estudo Rotas Estratégicas para a Construção Civil 2020 começou a ser elaborado no ano passado. Coordenado pelos Observatórios Sesi/Senai/IEL, o projeto foi desenvolvido por um grupo de trabalho multidisciplinar, envolvendo estudiosos do setor, como pesquisadores e professores, profissionais do mercado, empresários e representantes de sindicatos da área. O estudo mostra diversas ações necessárias para que o setor se desenvolva com inovação, sustentabilidade e condições de competitividade. Tendências futuras como novos materiais, eficiência energética e o desafio da sustentabilidade aparecem como indicadores de perspectivas futuras, mostrando aos empresários os caminhos que devem seguir.

A partir do lançamento, a intenção é que cada setor envolvido assuma as responsabilidades que lhe competem. O estudo aponta ações que dependem da intervenção do governo, ações que dizem respeito aos próprios empresários e outras referente ao Sistema Fiep. Estudos semelhantes já foram desenvolvidos pelo Sistema Fiep para o setor automotivo e agroalimentar.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR