
O Sesi Arapongas bateu no último fim de semana o recorde nacional de mais horas seguidas de prática de Badminton. Cem atletas jogaram durante 50 horas ininterruptas, das 8 horas da manhã de sexta-feira (16.09) às 10 horas de domingo. O evento teve 17 profissionais do Sesi Arapongas envolvidos na comissão organizadora.
A Federação Paranaense de Badminton esteve no local e homologou o resultado, garantindo provas para que o recorde seja mandado para o Guinness World Records. O coordenador do departamento de Esportes e Lazer do Sesi Arapongas, Ricardo Gonçalves, explicou a emoção do grupo com a vitória.
“Na última hora foi um casal de Londrina, com 50 anos que ficou jogando. Nós tivemos jovens, crianças de 10 anos, pessoas de todas as idades. Na última meia hora, nós ligamos o cronômetro e quando foi acionado o alarme o pessoal invadiu a quadra”, contou.
O badminton é um esporte de raquete, muito parecido com o tênis, só que ao invés de bolinha usa peteca. As regras são parecidas com as do vôlei, em set de 21 pontos. Segundo esporte mais praticado no mundo, depois do futebol, o badminton é jogado no simples (individual) ou duplas masculina, feminina ou mista. Nesse evento de 50 horas, cada participante fica jogando sem para por uma hora. Ao final desse período é substituído por outro jogador, sem interrupção da partida. O recorde brasileiro atual é de 30 horas.
O evento 50 Horas de Badminton surgiu depois que um projeto de um Centro de Referência em Badminton fosse instalado na cidade. “Em 2010, nós escrevemos um projeto no edital de inovação do Sesi / Senai. Dentro desse projeto nós tínhamos que alcançar algumas metas, como ter atletas de ponta. Hoje nós temos quatro atletas categoria A, uma atleta panamericana, os quatro disputam campeonatos internacionais. Nossa outra meta era ser reconhecido internacionalmente pelo recorde”, explicou.
As 50 horas seguidas foram transmitidas em tempo real pela internet
A atual marca pertencia ao município de Terezina no Piauí, com 30 horas seguidas jogando badminton. O esporte é praticado em quadras, com redes, raquetes e petecas. A tentativa de quebrar o recorde foi transmitida ao vivo e acompanhada por várias pessoas pela internet.