
O Serviço Social da Indústria (SESI) recebeu nesta terça-feira (13), em São Paulo, o Prêmio Marca Brasil 2011 na categoria melhor marca do País de ginástica laboral do setor de segurança e saúde no trabalho. A instituição, vinculada a Confederação Nacional da Indústria (CNI), foi reconhecida por desenvolver o programa Ginástica na Empresa, que beneficia quase 1 milhão de trabalhadores de 2.500 indústrias.
“O prêmio demonstra que o SESI oferece um produto adequado à demanda”, diz o gerente- executivo de Cultura, Esporte e Lazer da instituição, Eloir Simm. O Prêmio Marca Brasil é concedido pela Trio International Distinction, uma associação que reconhece, por votação dos consumidores, as melhores marcas em suas áreas de atuação. Nesta 12ª edição do prêmio, foram pesquisadas 195 categorias de 14 setores econômicos e premiadas 143 marcas ou produtos.
Essa é a terceira vez consecutiva que o SESI recebe o prêmio. O programa premiado leva a ginástica para dentro da empresa. Os trabalhadores são estimulados a fazer uma pausa de oito a 15 minutos nas tarefas para uma sessão de exercícios de alongamento, relaxamento com orientação sobre postura corporal. A iniciativa evita doenças ocupacionais, como as Lesões por Esforço Repetitivo (LER) e as Doenças Relacionadas ao Trabalho (Dort). Além disso, aumenta a qualidade de vida do trabalhador, facilita a integração das equipes e aumenta a produtividade. “O custo da doença é muito alto. Portanto, é mais lógico investir na promoção da saúde e na prevenção de doenças”, avalia Simm.
O Ginástica na Empresa é desenvolvido desde 1996. No início, eram cerca de 80 mil trabalhadores atendidos em alguns estados. Hoje, o programa é oferecido para indústrias em todo o país. “Dentro de cinco anos pretendemos atender 5 mil indústrias e 2 milhões de trabalhadores”, diz Simm. Segundo ele, diversas empresas têm o programa há mais de 10 anos e estão satisfeitas com os resultados. “O principal objetivo é que os trabalhadores façam mais atividades físicas, tenham relacionamentos saudáveis e tenham um projeto pessoal de promoção da saúde”, acrescenta Eloir Simm.