C2i promove encontro entre empresários e pesquisadores

No evento, institutos científicos, tecnológicos e empresas conheceram uma nova ferramenta de incentivo à inovação

Com objetivo de aproximar empresas e institutos científicos e tecnológicos (ICTs) o Centro Internacional de Inovação (C2i) do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná, em parceria com a Fundação Araucária, promoveu nesta terça-feira (13) um encontro onde foi apresentada uma importante ferramenta para cooperação entre estas entidades.

Na ocasião, o professor Luciano Azevedo Soares Neto, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) apresentou os mecanismos da Chamada Pública 01/2007 convocada pelo Ministério da Educação, Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e Ministério da Ciência e Tecnologia, que visa promover e incentivar a pesquisa e o desenvolvimento de processos e produtos inovadores através da associação entre ICTs e empresas, dinamizando a obtenção de direitos de propriedade industrial e intelectual.

O objetivo principal desta iniciativa é estimular o compartilhamento de custos, diminuir o risco inerente à inovação e estimular a ampliação desta atividade no universo produtivo brasileiro.
Segundo Neto, em três anos foram financiados 60 projetos. A região Sul é a que apresentou o maior número de propostas até o momento. Foram 17 ao todo, dos quais apenas quatro foram deferidas. “Para ser aprovado, é fundamental que o projeto descreva onde está a inovação.”, afirma. O orçamento solicitado nas propostas aprovadas é de R$ 4,8 milhões.

As empresas interessadas em determinada pesquisa contribuem através de benefícios fiscais sobre seu lucro real. “Nada impede que a empresa leve sua demanda para a universidade e em cima disso seja feita a pesquisa.”, aponta Neto.

Para o professor Angelo Legat, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), um dos participantes do encontro, a iniciativa do C2i é louvável. “O casamento entre empresa e instituto de pesquisa fica mais efetivo.”, avalia. Segundo ele, através de eventos como este a comunicação entre empresários e pesquisadores fica mais ágil. “Aqui falamos a mesma língua.”, completa.

Do outro lado, a especialista em gestão de projetos da empresa Bematech, Cristiane Venturini, considera o encontro promovido pelo C2i como uma importante oportunidade para conhecer as ferramentas de incentivo à inovação. “Percebo que as empresas são muito carentes de informação como o mecanismo apresentado hoje.”, afirma, referindo-se à Chamada Pública.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR